31 de out. de 2012

Bombeiros resgatam tamanduá-colete em casa do Centro de Cornélio Procópio

Um tamanduá-colete, também conhecido como tamanduá-mirim, foi resgatado neste domingo (28) por soldados do Corpo de Bombeiros de uma residência na área central de Cornélio Procópio (70 km de Londrina). O animal silvestre estava em uma casa da Rua Rio de Janeiro.

Ocorrências envolvendo animais silvestres capturados na área urbana estão se tornando cada vez mais comum

De acordo com informações do soldado Marcos Mendes, do Corpo de Bombeiros, o tamanduá-colete encontra-se ameaçado de extinção. "Recebemos uma solicitação de resgate de animal em residência e nos deparamos com um tamanduá. Fizemos um procedimento de resgate mais simples possível, levando-o para o quartel"

O Soldado Mendes acredita que há vários fatores, como as queimadas registradas nos últimos meses na região em virtude da seca, falta de vegetação e alimentação e até mesmo do habitat natural, forçando a procurar alimentos em locais que não são naturais às espécies silvestres.

E os resgates deste tipo estão cada vez mais comuns. No domingo, em Jacarezinho (144 km de Londrina), uma onça parda foi resgatada no centro da cidade. Na última semana um tamanduá-mirim foi resgatado com ferimentos provocados por queimadas em Cruzeiro do Sul, na região noroeste.

Em casos como este, Marcos Mendes orienta que as pessoas não se aproximem do animal, não os maltratem e nem os acuem. "As pessoas devem chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros. "Expliquem a situação ao plantonista e aguarde a orientação de como proceder em local seguro para que a guarnição faça o resgate", comentou.

Outra alternativa é entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental, que também tem registrado constantes resgates de animais silvestres na área urbana dos municípios paranaenses. A sede da 2ª Companhia da PM Ambiental, que atende toda a região norte, norte pioneiro e noroeste do Estado fica em Londrina. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 0800 643-0304 ou pelo telefone (043) 3341-7733, em Londrina.

O animal foi encaminhado para um médico-veterinário para verificar o estado de saúde do tamanduá-colete. Posteriormente deverá ser encaminhado a uma área de proteção ambiental no Estado do Paraná.

30 de out. de 2012

Chegada da tempestade Sandy faz a 1ª vítima em Nova York

Homem foi atingido por uma árvore no Queens, afirma The New York Times.

Fachada de prédio na 8ª Avenida desabou; não há feridos, segundo jornal.



Um homem de 30 anos morreu em Nova York após a chegada da tempestade Sandy, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima foi atingida após uma árvore cair em cima de sua casa, no bairro do Queens.


Segundo o jornal, esta é a primeira morte relacionada à chegada de Sandy aos Estados Unidos.

Sandy, que promete ser a maior tempestade da história dos EUA, tocou o solo em Nova Jersey com ventos sustentados de 130 km/h, às 20h04 locais (22h04 no horário de Brasília), a 10 km a sudeste de Atlantic City.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, Sandy é considerado agora um "ciclone pós-tropical". Essa classificação significa que a tempestade ainda tem ventos com a força de um furacão, mas com as características de um ciclone tropical, segundo a agência americana.

Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe na semana passada, já eram sentidos, com inundações e fortes ventos, além de caos nos transportes e blecautes localizados.

Um prédio no número 92 da 8ª Avenida, em Manhattan, perdeu a fachada com a proximidade do fenômeno. Segundo o jornal "New York Daily News", nenhum morador se feriu no acidente.

As autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade, que tem o potencial de ameaçar vidas.

A população das regiões afetadas já estava em alerta.

Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada até pelo menos terça-feira.

Nova York tinha o aspecto de uma verdadeira cidade-fantasma nesta segunda.




Fachada de prédio de três andares no número 92 da 8ª Avenida que ficou destruída com a aproximação da tempestade Sandy (Foto: John Minchillo / AP)



Em cena rara, Times Square é vista praticamente vazia devido à aproximação do Sandy, em foto tirada por volta de 9h30 da manhã (Foto: Fabrício Mamberti/Arquivo pessoal)

Pelo menos 300 mil residências do estado de Nova York ficaram sem eletricidade na tarde desta segunda devido à chegada da tempestade, informou o governador Andrew Cuomo.

A expectativa pela tempestade também atrapalha a campanha presidencial dos EUA, a quase uma semana da votação de 6 de novembro que opõe o atual presidente Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney.


Na costa da Carolina do Norte, no domingo, a t
elevisão mostrou imagens de ilhas que se estendem ao longo da costa varridas pelos ventos, pela chuva e pelo mar agitado. As montanhas de West Virginia podem ficar cobertas com um metro de neve.

Nova Jersey e Delaware ordenaram a retirada de moradores da região costeira que corre o risco de inundações.


Furacão 'congela' a campanha eleitoral

Obama pediu aos seus compatriotas que levem "muito a sério" o perigo e disse que Sandy vai ser uma tempestade "grande e poderosa".

A rede de transporte público na cidade de Nova York - metrô, ônibus, trens - parou de operar domingo antes da chegada do fenômeno.

Além disso, milhares de voos domésticos e internacionais foram cancelados no domingo e na segunda, principalmente nos aeroportos de Nova York, Washington e Filadélfia.

A Suprema Corte dos EUA decidiu cancelar suas sessões marcadas para terça, postergando-as para quinta.

Os escritórios do governo federal também devem ficar fechados nesta terça.

De Washington a Nova York, os moradores e funcionários das redes de transporte empilhavam sacos de areia para proteger suas propriedades das inundações anunciadas, enquanto filas eram formadas diante dos supermercados para estocar alimentos.

Chamado de "Superstorm", "Monsterstorm" ou "Frankenstorm", em referência ao Halloween na quarta-feira, para ressaltar o tamanho e potencial perigo, Sandy deve se reforçar ao encontrar uma frente fria vinda do Canadá, de acordo com as previsões do serviço de meteorologia.

Rapidamente, as autoridades intensificaram suas medidas de precaução. Em Nova York, cidade mais populosa do país, o prefeito Michael Bloomberg ordenou a evacuação de 375 mil pessoas de zonas propensas a inundações ao longo da parte leste do Rio Hudson. O nível da água pode subir mais de três metros, de acordo com o NHC.

Cerca de 1.100 soldados da Guarda Nacional foram para a cidade.

Os espetáculos da Broadway foram cancelados no domingo e na segunda-feira, enquanto os parques, 'playgrounds' e praias estão fechados para o público.



Imagem do satélite NOAA mostra a aproximação da tempestade Sandy sobre a Costa Leste dos EUA nesta segunda-feira 

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, também decretou o fechamento dos cassinos de Atlantic City, a "Las Vegas da Costa Leste".

Na maioria dos estados do litoral, os governos declararam estado de emergência a fim de poder mobilizar rapidamente os meios, enquanto milhões de crianças devem ficar em casa, com muitas escolas públicas de Washington a Boston fechadas.

As rádios alertam para a possibilidade de cortes de energia, transmitindo mensagens explicando as precauções.




Veleiro naufragado

Quatorze dos 16 tripulantes de um veleiro naufragado na costa da Carolina do Norte (sudeste dos EUA) foram resgatados, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, que continua procurando duas pessoas desaparecidas.

Eles abandonaram a embarcação à deriva nesta segunda-feira no trajeto do Sandy.

O serviço de socorro informou inicialmente que a tripulação da embarcação canadense contava com 17 pessoas, que estavam a salvo.


Quatorze dos 16 tripulantes de um veleiro naufragado na costa da Carolina do Norte (sudeste dos EUA) foram resgatados pela Guarda Costeira dos EUA (Foto: U.S.Coast Guard/Reuters)

Os marinheiros foram socorridos por dois helicópteros Jayhawk. Um avião Hércules C-130, que será apoiado por um terceiro helicóptero, continua no local para buscar os dois membros da tripulação que continuam desaparecidos.

O veleiro canadense 'HMS Bounty', réplica de um famoso barco do século XVIII, ficou a mercê das águas turbulentas 144 km a sudeste de Hatteras, Carolina do Norte.

O barco se encontrava a aproximadamente 257 km a oeste do olho da tempestade.



Passageiro pega o último trem da linha 4 do metrô de Nova York na noite deste domingo (28). linhas foram paralisadas antes da chegada da tempestade Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters)


Prateleira de supermercado é esvaziada em Nova York antes da chegada da tempestade Sandy.
(Foto: Lucas Jackson/Reuters)

Fonte:

18 de out. de 2012

Salvamar Paulista, com base em Maresias

Corpo de Bombeiros abre inscrições para contratação de Guarda-Vidas Temporários

Ricardo Faustino | PMSS

Os Guarda-vidas atuarão junto com o 17° Grupamento de Bombeiros.

Em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, o Corpo de Bombeiros – Salvamar Paulista, com base em Maresias, na Costa Sul do município, está com inscrições abertas para a contratação de GVTs (Guarda-vidas Temporários), os quais irão atuar na temporada de verão 2012/2013.

Segundo o tenente Newton Krüger Tallens Júnior, no total são 60 vagas. “Em relação aos anos anteriores, o número foi dobrado e isso é muito bom porque dará condições de oferecer atendimento com qualidade e guarnecer mais praias e criar mais setores. O efeito é muito positivo porque também poderemos liberar os salva-vidas oficiais para atuar em outras funções em que o GVT não pode como, por exemplo, pilotar jet ski ou embarcação”, frisou.

A contratação será realizada em duas turmas de 30 GVTs cada, conforme a demanda de banhistas e de tal forma que no período mais crítico (do Natal ao Carnaval) os contratados estejam trabalhando simultaneamente, totalizando 60 homens.

Inscrição

De acordo com o tenente Krüger, os interessados devem ser maiores de 18 anos, não ter antecedentes criminais e devem ser aprovados no exame de seleção, o qual será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro para a primeira turma, e nos dias 22 e 23 de novembro para o segundo grupo.

A avaliação consiste em uma prova de natação de 500 metros no mar em, no máximo, 12 minutos e corrida de 1,5 mil metros na areia, com tempo máximo de 8 minutos. Para participar da seleção, os inscritos devem apresentar atestado médico em que comprove a plena capacidade para a realização do teste físico.

Após a seleção, os candidatos serão submetidos ao curso de formação, que acontecerá de 5 a 23 de novembro para a primeira turma e de 26 de novembro a 14 de dezembro para a segunda.

O contrato dos aprovados da primeira turma será entre os dias 26 de novembro a 28 de fevereiro de 2013. Já a contratação da segunda turma ocorrerá do dia 23 de dezembro a 4 de abril 2013.

Atendimento e local de inscrições

 A inscrição pode ser efetuada pessoalmente até o dia 19 de novembro no Posto dos Bombeiros de Maresias, localizada na avenida Francisco Loup, 631 – ao lado da Praça Internacional do Surf, ou pelo telefone (12) 3865-6700.