14 de dez. de 2011

Administração entrega material de salvatagem e uniformes aos salva vidas temporários

São Sebastião, terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Foto: Cristiane Castro 

PMSSSecretário faz entrega oficial do material no posto Salvamar, em Maresias. O secretário de Segurança Urbana de São Sebastião, Dias Filho, entregou na manhã desta terça feira, 13, equipamentos de salvatagem aos guarda vidas temporários, (GVTs), no bairro de Maresias, Costa Sul do município.

O evento aconteceu no posto do Salvamar (Salvamento Marítimo) com a entrega de máscaras, nadadeiras, bonés, protetor solar, roupas contra o mau tempo (macacões de nylon emborrachado), lycra de proteção solar, além do uniforme oficial dos guardas vidas.

Durante a visita, o tenente responsável pelo Salvamar, Newton Kruguer Tallens, apresentou as instalações do posto, como a sala de atendimento, cozinha, almoxarifado, torre de observação e também as ferramentas e equipamentos de trabalho usados durante as ações, destacando a tábua de maré com horários de maior risco da corrente marítima.

O secretário elogiou a estrutura, organização e limpeza do posto e se comprometeu a doar uma escada nova em forma de caracol, para a torre de observação. “Os recursos estão sendo muito bem gastos na da base e toda a tropa”, ressaltou.

De acordo com o capitão do Terceiro Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Igor Klain, a atual administração tem mostrado agilidade e colaborado imensamente no apoio a prevenção de afogamentos do município, por meio da contratação de GVTs, aquisição de materiais, manutenção de viaturas, manutenção das instalações físicas e fornecimento de alimentação. “É muito gratificante e uma honra para todos nós a visita do secretário, um marco na história ”, concluiu.


O Corpo de Bombeiros de São Paulo, deseja a todos um Feliz Natal.


1 de dez. de 2011

Bombeira que resgatou bebê de vaso sanitário diz que sensação foi 'única'

Elydja Fonseca segurou o bebê durante todo o resgate, em Mato Grosso.
Bebê nasceu com nove meses, pesando 2,780 quilos.


A bombeira Elydja Fernanda Mundim da Fonseca se emociona ao lembrar-se do resgate do bebê que nasceu em um vaso sanitário em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, nesta terça-feira (29). Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, uma jovem de 22 anos alegou que não sabia da gestação e, após sentir fortes dores abdominais, teve parto normal no banheiro de uma residência, no bairro Jardim Primaveras.

A jovem estava com nove meses e deu à luz um menino, que pesa 2,7 quilos, segundo informações da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. Elydja foi um dos soldados acionados para atender a ocorrência e realizar o resgate da mãe e do recém-nascido. Foi ela quem cuidou do bebê enquanto a mãe era atendida pela equipe de resgate e carregou a criança no colo até o Pronto-Atendimento Municipal. “Eu a levei no colo. Foi uma sensação única. Não sei se é porque eu já sou mãe, mas é uma sensação de maternidade”, relatou ao G1, a bombeira que é mãe de uma menina de quatro anos.

O Hospital Santo Antônio, para onde mãe e filho foram encaminhados, também informou que os dois estão internados e passam bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando o resgate chegou à residência, outras pessoas que estavam casa, no momento do parto, retiraram o recém-nascido do vaso sanitário. Elydja Fernanda disse ainda ao G1 que o parto foi concluído pela mãe ainda dentro do banheiro e não contou com a ajuda de outras pessoas.