Ajudem a Salvar Vidas
A ação é realizada todos os anos nesta época e tem como objetivo manter os estoques de sangue, pois em virtude das condições climáticas, ocorre a diminuição de doações de sangue nos Hemonúcleos dos municípios de todo o Estado.
Desse modo, é registrada uma deficiência de bolsas, o que prejudica o atendimento médico e recuperação de pacientes.
O Corpo de Bombeiros de Catanduva está participando da Campanha e tem como objetivo captar doadores de sangue de Catanduva e região.
Além disso, todos os doadores que participarem da campanha podem comparecer ao Posto de Bombeiros de Catanduva, apresentado um comprovante de doação para receber um brinde por ajudar o Hemonúcleo.
O Núcleo de Hematologia está localizado à Rua 13 de Maio, 974. Com atendimento aos doadores de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas e aos sábados, das 7 às 12 horas.
SITUAÇÃO
Há cerca de um mês a Secretaria do Estado da Saúde emitiu um alerta a toda população do Estado, convocando para a doação de sangue.
De acordo com o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Oswaldo Donini, a disposição para sair de casa no frio é muito baixa, perdendo potenciais doadores. “No mês de julho, devido às férias escolares, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, consequentemente, há maior risco de acidentes e de feridos necessitando de sangue nos hospitais”.
Há cerca de duas semanas, o Hemonúcleo de Catanduva registrava um déficit de 60% nos estoques de sangue, fato que preocupa os profissionais do setor e principalmente os familiares de quem necessita das doações.
Na tentativa de aumentar os estoques de sangue, o Ministério da Saúde também anunciou a ampliação da faixa etária de doadores.
Agora, jovens entre 16 e 17 anos de idade poderão realizar a doação com autorização dos pais ou responsáveis e também os idosos com até 68 anos de idade.
QUEM PODE DOAR?
Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.
Além disso, deve estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.