25 de nov. de 2011

Por telefone, Bombeiros salvam criança de afogamento


Na tarde de ontem, os Bombeiros de Ourinhos atenderam uma ligação de uma mãe desesperada. Sua filha de apenas um ano e oito mês tinha se afogado na piscina.

Dois membros da corporação, cabo Souza e Isaac atenderam a mulher e foram a orientando para os procedimentos de emergências nesses casos. “ A mãe ligou para o Copom e relatou que encontrou a filha desacorda na piscina e com a pele fria. Nervosa, ela não soube explicar como a criança havia caído na piscina, já que é cercada. Perguntamos a ela o sobre o estado da vítima e fomos passando passo a passo orientações sobre reanimação, ou seja, massagens cardíacas e respiração boca a boca, até que o Resgate chegasse ao local”, contou o cabo Souza com exclusividade ao JD.

A mãe seguiu todas as orientações repassadas e conseguiu reanimar a menina. A Unidade Móvel chegou com o sargento Benitez e os soldados Harrison, Nélio e Reis. Eles encontraram a criança ainda com parada cardio-respiratória, deram seqüência aos procedimentos na tentativa de reanimá-la e durante o caminho, até a Santa Casa, conseguiram fazer com que a pele da criança voltasse a ficar aquecida.

No Pronto Socorro, a vítima foi atendida pela médica Fernanda, que já estava ciente do caso e constatou que a criança já tinha voltado a respirar. A menina foi encaminhada para a UTI.

“Estou muito emocionado, pois nosso papel é salvar vidas, porém, da forma que a criança foi encontrada, não sabíamos se conseguiríamos salva-la. Graças a Deus nossa guarnição conseguiu fazer com que ela voltasse a respirar. Agora vamos acompanhar sua recuperação e torcer para que volte logo para sua casa”, disse emocionado o cabo Souza.