8 de set. de 2011

SC: resgate consegue desencalhar filhote de baleia franca


O filhote foi desencalhado nesta quinta-feira


UM REBOCADOR COM DOIS MOTORES E JET SKYS FORAM USADOS PARA RETIRAR A BALEIA DA ÁREA DE ARREBENTAÇÃO. O ANIMAL SE DEBATEU BASTANTE E, QUANDO FINALMENTE CHEGOU A UMA ÁREA SEGURA, MOSTROU A CAUDA E AS NADADEIRAS PARA O PÚBLICO. MUITOS QUE ACOMPANHAVAM O RESGATE CHORARAM E SE ABRAÇARAM QUANDO A BALEIA FOI LIBERTADA. 

Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental conseguiram desencalhar o filhote de baleia franca de quatro toneladas que estava na praia de Pântano do Sul, em Florianópolis, desde a manhã de quarta-feira. A segunda tentativa de resgate ocorreu por volta das 15 horas desta quinta-feira - para aproveitar a subida da maré - e foi acompanhada por cerca de mil pessoas.


De acordo com a veterinária da ONG R3 Animal, que assessora a Polícia Ambiental catarinense, a baleia apresentava pequenos ferimentos no corpo, que não representam risco à sua saúde. "Ela está bem e vai se recuperar. É uma emoção muito grande, uma vitória, conseguir devolver a baleia ao mar. Isso acontece, mas é muito difícil que um animal desses sobreviva a um encalhe", disse. "Tentamos ontem e não conseguimos, mas hoje o rebocador auxiliou e conseguimos", completou.

Com os jet skis os bombeiros catarinenses tentaram desamarrar a baleia e afastá-la da costa. O animal ainda será monitorado pelos próximos dias pelas equipes de biólogos do Instituto Baleia Franca para avaliar as condições de sua saúde.

Com mais de quatro toneladas e cerca de seis metros de comprimento, a baleia franca foi encontrada na praia do Pântano do Sul na manhã desta quarta-feira, feriado de Independência. O animal ficou preso em um banco de areia na área de arrebentação, a menos de 50 m da praia, e foi encontrado por um pescador. O filhote integrava um grupo de cinco baleias que tem sido observado no local deste a última segunda-feira.

FABRICIO ESCANDIUZZI
Direto de Florianópolis

Fotos de Baleias Franca: Aqui...