17 de abr. de 2013

Avaliação do trabalho dos Guarda-Vidas

Prefeitura de Ilhabela promove encontro de avaliação do trabalho dos guarda-vidas na temporada de verão


A atuação dos guarda-vidas na última temporada de verão 2012/2013 conquistou uma repercussão bastante positiva não só entre os turistas como também entre os munícipes. O balanço do trabalho da equipe foi assunto na manhã desta segunda-feira (15/4), em um encontro no Paço Municipal, com o prefeito Toninho Colucci, o comandante do 3º SubGrupamento de Bombeiro Marítimo do Litoral Norte, Capitão Igor Sergei Klein, o coordenador dos guarda-vidas em Ilhabela, o soldado Jeovani Assis, e o Tenente João Batista Rapazi. A reunião contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio; do secretário de Administração Cristobal Parraga Filho, o diretor da Defesa Civil, Walter Faustino, a diretora de Desenvolvimento e Serviços, Raquel Julião, e a chefe de seção de projetos da Secretaria de Administração, Sônia do Vale Pinho.

O objetivo da reunião foi avaliar a temporada e verificar as conquistas, bem como identificar possíveis ações de melhoria para o desenvolvimento do projeto que tem como principal foco garantir a segurança dos banhistas, sejam moradores, veranistas ou turistas.

Foram oito guarda-vidas contratados pela Prefeitura de Ilhabela e nove pelo Governo do Estado que atuaram diariamente nas praias de Pedras Míudas (Ilha das Cabras), Praia Grande, Curral, Perequê, Saco da Capela e Garapocaia (Pedra do Sino), além das praias das comunidades tradicionais caiçaras da Praia do Bonete e dos Castelhanos.

Durante a temporada, foram 2,1 mil ações de prevenção, seis ocorrências de afogamento, e 32 ocorrências diversas – casos clínicos como ferimentos e insolação, por exemplo, nas 10 praias cobertas. “A ação dos guarda-vidas foi extremamente profissional e a principal conquista do programa foi a parceria firmada com o Salvamar Litoral Norte com o qual a prefeitura já está se empenhando para garantir na próxima temporada. Outro ponto alto foi termos conseguido abranger o atendimento às praias mais distantes, como Bonete e Castelhanos, que contam com as correntes de retorno oferecendo mais riscos”, comentou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Ainda durante o encontro, o capitão Klein e o soldado Assis receberam certificados de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido no município do Programa Guarda Vida 2013. O trabalho dos guarda-vidas não se restringiu apenas ao trabalho de segurança e orientação aos banhistas, mas também no auxílio às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no projeto “Praia Acessível”, além de ajudar quando havia alguma criança perdida na praia.