21 de mai. de 2012

Bombeiros registraram mais de 1.700 vazamentos de gás no Estado de SP em 2011


O Corpo de Bombeiros registrou em todo o Estado de São Paulo mais de 1.700 ocorrências envolvendo vazamento de gás. Não há um levantamento do número de vítimas nesses incidentes.

De acordo com a Corporação, 209 vazamentos resultaram em algum tipo de incêndio, enquanto em 1.558 houve apenas o escape de gás.

Na madrugada desta segunda-feira (21) ao menos duas pessoas ficaram feridas depois de uma explosão seguida de incêndio. A principal suspeita é que um botijão de gás tenha explodido.

Arlindo Aparecido Rocha, de 61 anos, e a mulher dele, Isaura Teodoro Rocha, de 69 anos, foram socorridos por vizinhos e depois levados para o Hospital das Clínicas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas sofreram queimaduras no braço e no tórax.

Ainda segundo os bombeiros, um vizinho que mora na casa da frente também se machucou. Ele se feriu levemente na cabeça e em um dos pés.

O caso foi registrado no 56º Distrito Policial (Vila Alpina).

A Defesa Civil vistoria dois imóveis vizinhos à casa. Eles foram esvaziados após a explosão.

Agora, juntamente com um engenheiro da subprefeitura de Vila Prudente, a Defesa Civil avalia se há risco de desabamento ou se os moradores desses locais podem voltar às suas casas.

Cuidados 

A Liquigas, distribuidora de gás, recomenda que os botijões fiquem em locais arejados, longe de fontes de fogo, calor, tomadas e ralos. Lampiões e fogareiros nunca devem ser ligados diretamente ao botijão, e a distância mínima para o fogo deve ser de 80 cm.

Na hora de comprar, é importante verificar se o botijão está lacrado com a marca sobre a válvula e se o vendedor é autorizado e está identificado.

Já quando o gás acabar, não se deve tentar forçar a saída do “restinho” que está no botijão, nem virar ou deitar o recipiente ou tentar aquecê-lo. Na troca, não se devem usar ferramentas, apenas as mãos. Os prazos de validade da mangueira devem ser verificados.

Num caso de vazamento sem fogo, a alavanca do botijão deve ser fechada, e as pessoas afastadas do local. Se possível, o regulador de pressão deve ser desconectado, e se isso não impedir o vazamento, o botijão retirado para um local aberto. Não se deve fumar, acender fósforos ou isqueiros ou acionar interruptores. Se necessário, deve-se chamar os bombeiros pelo telefone 193.

No caso de vazamento com fogo, os bombeiros devem ser chamados, as pessoas afastadas do local, e a chave geral de eletricidade desligada.

Assista ao vídeo: