31 de out. de 2012

Bombeiros resgatam tamanduá-colete em casa do Centro de Cornélio Procópio

Um tamanduá-colete, também conhecido como tamanduá-mirim, foi resgatado neste domingo (28) por soldados do Corpo de Bombeiros de uma residência na área central de Cornélio Procópio (70 km de Londrina). O animal silvestre estava em uma casa da Rua Rio de Janeiro.

Ocorrências envolvendo animais silvestres capturados na área urbana estão se tornando cada vez mais comum

De acordo com informações do soldado Marcos Mendes, do Corpo de Bombeiros, o tamanduá-colete encontra-se ameaçado de extinção. "Recebemos uma solicitação de resgate de animal em residência e nos deparamos com um tamanduá. Fizemos um procedimento de resgate mais simples possível, levando-o para o quartel"

O Soldado Mendes acredita que há vários fatores, como as queimadas registradas nos últimos meses na região em virtude da seca, falta de vegetação e alimentação e até mesmo do habitat natural, forçando a procurar alimentos em locais que não são naturais às espécies silvestres.

E os resgates deste tipo estão cada vez mais comuns. No domingo, em Jacarezinho (144 km de Londrina), uma onça parda foi resgatada no centro da cidade. Na última semana um tamanduá-mirim foi resgatado com ferimentos provocados por queimadas em Cruzeiro do Sul, na região noroeste.

Em casos como este, Marcos Mendes orienta que as pessoas não se aproximem do animal, não os maltratem e nem os acuem. "As pessoas devem chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros. "Expliquem a situação ao plantonista e aguarde a orientação de como proceder em local seguro para que a guarnição faça o resgate", comentou.

Outra alternativa é entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental, que também tem registrado constantes resgates de animais silvestres na área urbana dos municípios paranaenses. A sede da 2ª Companhia da PM Ambiental, que atende toda a região norte, norte pioneiro e noroeste do Estado fica em Londrina. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 0800 643-0304 ou pelo telefone (043) 3341-7733, em Londrina.

O animal foi encaminhado para um médico-veterinário para verificar o estado de saúde do tamanduá-colete. Posteriormente deverá ser encaminhado a uma área de proteção ambiental no Estado do Paraná.