30 de jan. de 2011

Bombeiros já fizeram mais de mil salvamentos na temporada

Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros realizou o milésimo salvamento aquático desde o início da Operação Verão 2010/2011, em 11 de dezembro do ano passado. Até o início da tarde de domingo, dia 30, haviam sido realizados 1030 salvamentos. Estes números poderiam ser muito maiores, não fosse o trabalho de prevenção realizado pelos Guarda-Vidas na areia. Já foram registradas mais de 105.000 orientações e advertências realizadas a banhistas que se dirigiam a áreas perigosas ou que não estavam atentas aos riscos durante o banho de mar.


Nesta temporada outubro pessoas morreram afogados no litoral, número idêntico ao do mesmo período no ano passado. O que na verdade preocupa o Corpo de Bombeiros são os registros de morte em locais não protegidos ou sinalizados como perigosos ao banho, como percebido em sete das mortes. A última morte no mar ocorreu em 22 de Janeiro deste ano, quando um senhor de 41 anos se afogou no Balneário Eliane, no Município de Guaratuba.

Neste período de Operação Verão as ambulâncias realizaram 713 atendimentos, sendo estes relacionados a acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, queimaduras e casos clínicos, dentre outros.

O Corpo de Bombeiros registrou até agora 197 casos de crianças perdidas. Durante o mesmo período de operação no ano passado, haviam sido registrado 319 casos.

Os helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar realizaram aproximadamente 70 operações junto ao Corpo de Bombeiros, relacionadas a busca e salvamento, patrulhamento e transportes aero médicos. As embarcações e motos-aquáticas também têm sido constantemente empregadas em operações de salvamento, patrulhamento e, principalmente, orientações aos banhistas.