3 de jun. de 2011

Bombeiros simulam resgate nas alturas


Sinulação de Resgate

O Subgrupamento de Combate à Incêndio do Rio Grande, realizou um treinamento na tarde de ontem no Porto do Rio Grande, simulando o resgate de uma pessoa trabalhando em altura, que caiu, ficando pendurada e presa pelo cinto de segurança. O treinamento envolveu sete bombeiros trabalhando há 15 metros de altura e uma outra equipe no solo.

O capitão Alonso informa que este tipo de treinamento é muito importante porque em Rio Grande se trabalha muito em altura, por conta de guindastes e outros equipamentos. Citou o caso de um resgate no final do ano passado, quando um trabalhador, atingido por um contêiner, caiu em um porão do porto e foi socorrido pelos bombeiros.

Explica ainda que o para este tipo de resgate, não basta apenas a coragem física. "É preciso também ter preparo físico. E o treinamento serve para que numa situação real o bombeiro possa realizar o salvamento em segurança, que é algo que deve estar em primeiro lugar, para não colocar também a vítima em risco", finaliza o capitão Alonso

Por: Anete Poll

Fotos: Fábio Dutra