8 de jun. de 2011

Praias da zona sul do Rio tiveram dia sem guarda-vidas

Rio de Janeiro

Apesar do Corpo de Bombeiros informar que a rotina nos quartéis está normal, os postos dos gaurda-vidas ficaram fechados hoje (6) nas praias da zona sul da cidade. De Copacabana ao Leblon, os postos estavam sem guarda-vidas, à exceção do Posto 8, em Ipanema, onde havia apenas uma guarda-vida, com uniforme, trabalhando.
Em Ipanema, os postos 7, 9 e 10 estavam sem guarda-vidas e tinham apenas os funcionários da limpeza. No Leblon, o mesmo ocorreu nos postos 11 e 12. Em Copacabana, não havia guarda-vidas nos cinco postos de salvamento de banhistas.
O estudante Guilherme Gomes da Silva, de 19 anos, acha justa a reivindicação por melhores condições de trabalho dos guarda-vidas, mas critica a forma como a paralisação prejudicou os banhistas.
“Eles estão reivindicando melhores salários, desde o momento que não interfiram no serviço deles. Alguns abandonaram os postos e isso não pode acontecer, porque o serviço deles é indispensável”, disse.
“Eles deveriam no mínimo ter bilhete único. Se os deputados e prefeitos ganham o quanto eles ganham, porque não se pode aumentar o salário do bombeiro. Acho que se eles querem fazer greve, não podem deixar o funcionamento dos quartéis parado”, disse a estudante Gabriela Guimarães, de 17 anos.
O dia de hoje foi de céu claro, mas de frio, e poucos banhistas estavam nas praias da zona sul. Apenas os surfistas aproveitaram o mar agitado.