3 de jun. de 2011

Inauguração do Samu reduz raio de ação dos bombeiros

MESTRINEL DIZ QUE ‘MÉDICO É MÉDICO E BOMBEIRO É BOMBEIRO’, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na audiência pública realizada pela Comissão de Finanças da Câmara Municipal, na última terça-feira, o secretário de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, confirmou, entre outras informações, que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vai ser inaugurado no próximo dia 22. Porém, a unidade entrará em funcionamento no dia 1º de julho por conta do período de treinamento dos profissionais que vão atuar no serviço.

Em sua fala, Mestrinel deixou claro que a equipe do Samu e integrantes do Corpo de Bombeiros vão atuar em conjunto, mas como atividades bem definidas. “Médico é médico e bombeiro é bombeiro”, comentou o titular da pasta da Saúde.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros é responsável pelo atendimento de vítimas de acidentes na cidade através da Unidade de Resgate. Com o Samu, explica o secretário, cada equipe vai assumir o que é da sua competência.
Na prática, Mestrinel explicou que não se pode substituir um médico por bombeiro e vice-versa, ou seja, os integrantes da corporação militar vão atuar em casos de vítimas presas em ferragens, em locais de difícil acesso, entre outras situações.

“Mas, a partir do momento em que o Samu estiver funcionando, caberá à equipe médica dar todo o atendimento que a vítima de acidente precisa no que diz respeito aos primeiros procedimentos de socorros até o encaminhamento à unidade hospitalar”, apontou.

Mestrinel explicou ainda que o trabalho da Polícia Militar completa a ação nesse setor de socorro imediato às vítimas. “Se tivermos um paciente com problemas psicológicos, precisaremos do apoio da PM. Não é o médico que vai entrar em ação no primeiro momento”, frisou.
Na audiência pública, Sérgio Carnevale (DEM) demonstrou preocupação com o assunto. A seu ver, a redução do raio de ação pode levar à diminuição do número de bombeiros na cidade. “Fico preocupado. O Estado é miserável com Rio Claro. Não podemos perder bombeiros, já que estamos lutando para instalar o segundo posto na zona sul da cidade”, argumentou.
O secretário Mestrinel descartou a possibilidade do trabalho dos bombeiros ter a importância reduzida na cidade com a chegada do Samu. “Não é nada disso. Apenas estou dizendo que as ações serão melhor organizadas com cada equipe executando a sua tarefa”, finalizou.

Fonte: