18 de jun. de 2011

Corpo de Bombeiros de Nova Serrana recebe nova viatura de resgate e combate a incêndio

Desde a semana passada, já está à disposição do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Nova Serrana uma nova viatura. Esta, compacta, porém de extrema funcionalidade, tem autonomia para atender tanto ocorrências de resgate como de combate a incêndios.
Em termos técnicos, a nova viatura atende pelo nome de Auto-bomba e Salvamento Pesado (ABS), ou, segundo informações do próprio comandante do pelotão, tenente Ari Queiroga, trata-se de um novo conceito de viatura de empenho múltiplo.
O veículo (adquirido através de verbas oriundas da taxa de incêndio) dono de um projeto tecnológico e de engenharia de ponta foi idealizado para atender de forma objetiva a ocorrências que pedem ações rápidas. Isso porque a nova viatura é pequena compacta, se comparada com os caminhões-bomba convencionais. Mesmo que maior do que as unidades de resgate, o fato de disponibilizar, em único veículo, dispositivos e equipamentos para atender ocorrências variadas, já faz da nova viatura um importante diferencial, que com certeza contribuirá para otimizar o serviço prestado à população.
Aliás, o teste já foi feito e, segundo o comandante, a performance da nova unidade foi acima das expectativas: no quesito agilidade, proporcionada pelo seu tamanho reduzido, ela se saiu muito bem em meio ao trânsito pesado e às ruas estreitas de Nova Serrana.

Veja as características da nova viatura:

- Corpo de bomba montado em chassi;
- Pressão máxima de esguicho de 75 litros d’água e capacidade de tanque de 1.500 litros;
- Facilidade de trânsito no centro da cidade (por ser compacta e ter mais agilidade de locomoção em comparação às outras viaturas auto-bombas);
- Dotada de guincho na parte dianteira, capaz de arrastar até 3.500 quilos;
- Cabine para transporte de até seis bombeiros militares;
- Bom acondicionamento de materiais e equipamentos operacionais;