1 de mar. de 2011

Corpo de Bombeiros apresenta plano de ações para o Carnaval 2011

Representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil apresentaram na manhã desta terça-feira (1º), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, os respectivos planos de operação para o período carnavalesco.


Reunião realizada na manhã desta terça serviu para apresentação de planejamento
Reunião realizada na manhã desta terça serviu para apresentação de planejamento

Na ocasião, o Comandante Geral do CBMRN, coronel Elizeu Lisboa Dantas, abordou as ações que os Bombeiros irão realizar para diminuir as estatísticas de acidentes e afogamentos no litoral.
Ao todo o Corpo de Bombeiros contará, diariamente, com um efetivo de 125 homens atuando nas áreas de Combate à Incêndio e Salvamentos (Terrestre e Altura), 63 homens no Salvamento Aquático e 10 homens para ações preventivas junto ao Serviço Técnico de Engenharia.

A corporação vai efetivar um total de 20 postos fixos de salvamento aquático nas praias de Touros, Genipabu, Redinha Nova, Redinha Velha, Forte, Praia do Meio, Via Costeira, Ponta Negra, Pirangi, Búzios, Camurupim, Pipa, Tibau do Sul, Macau, Tibau, Guamaré, Lagoa do Apodi, Barragem de Santa Cruz, Açude Itans e Lagoa Pelicano. Haverá ainda fiscalização móvel nas demais praias que não tiverem bases fixas.

Como apoio logístico, os bombeiros disponibilizarão para o Carnaval deste ano 12 embarcações, oito quadricíclos, cinco viaturas de resgate, 13 viaturas de salvamento, oito viaturas de combate à incêndio e cinco viaturas para o serviço técnico de engenharia.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, a principal ação da instituição neste carnaval será a prevenção, para isso serão distribuídos panfletos com dicas de segurança contra afogamentos e acidentes domésticos.

“Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, composto por 650 homens, estará de alguma forma empregado no carnaval, seja atuando nas ocorrências ou de sobreaviso. A Defesa Civil também estará em alerta para os fenômenos climáticos afim de se antecipar para qualquer emergência em sua área de atuação. Esperamos que a população se divirta com segurança, no bloco da paz e da alegria. Os bombeiros estarão prontos para agir, mas esperamos que nada aconteça”, disse o coronel Elizeu Dantas.

* Fonte: CBMRN.