20 de mar. de 2011

Mais de 100 policiais militares voluntários ajudam as vítimas das chuvas no litoral.

Dentre os 450 bombeiros e policiais militares que estão auxiliando as vítimas das chuvas no Litoral paranaense, mais de 100 são voluntários. Eles já haviam trabalhado durante três meses na Operação Viva o Verão e quando foram liberados, no último dia 11, imediatamente se colocaram à disposição das equipes públicas de socorro.
“Não temos apenas que agradecer, mas enaltecer e elogiar estes policiais militares que já estavam há três meses longe de suas famílias e se ofereceram para trabalhar no resgate das vítimas em Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaratuba”, destaca o comandante geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta.
Para Scheremeta, “graças ao trabalho conjunto dos vários órgãos públicos que integram o gabinete de emergência formado por iniciativa do governador Beto Richa, dos policiais voluntários e da comunidade, a situação está sendo controlada. “Se não fosse este trabalho coordenado, e em parceria, poderíamos ter mais vítimas. Somente na quinta-feira (17) foram evacuadas 25 casas e 74 pessoas”, disse.
Além do atendimento às vítimas das chuvas, a PM também reforçou o policiamento para evitar saques nas residências que foram deixadas pelos moradores. “Também estamos escoltando os veículos com as doações e fiscalizamos a entrega dos donativos para que os desabrigados e desalojados recebam o mais rápido possível”, diz o comandante da PM.
A Polícia Militar, em conjunto com o Procon, está fiscalizando os estabelecimentos comerciais e orientando os lojistas. “Detectamos alguns abusos por parte de comerciantes que estavam cobrando preço exagerado na venda de galões de água e outros produtos. Fizemos um trabalho de esclarecimento e conseguimos coibir o crime. Vender um produto fora de um preço limite caracteriza crime contra o a economia popular e o responsável responde criminalmente, podendo pegar pena de dois a dez anos de reclusão”,diz Scheremeta.

A Polícia Militar está trabalhando com efetivos da Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, 9º Batalhão (Ostensivo Geral), apoiando o Corpo de Bombeiros (guarda-vidas e Defesa Civil) e Grupamento Aéreo. São três helicópteros e dezenas de viaturas.