2 de jul. de 2011

Bombeiros realizam campanha de doação de sangue na cidade

Ajudem a Salvar Vidas

Durante todo o mês de julho, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo promove a campanha “Bombeiro Sangue Bom”.
A ação é realizada todos os anos nesta época e tem como objetivo manter os estoques de sangue, pois em virtude das condições climáticas, ocorre a diminuição de doações de sangue nos Hemonúcleos dos municípios de todo o Estado.
Desse modo, é registrada uma deficiência de bolsas, o que prejudica o atendimento médico e recuperação de pacientes.
O Corpo de Bombeiros de Catanduva está participando da Campanha e tem como objetivo captar doadores de sangue de Catanduva e região.
Além disso, todos os doadores que participarem da campanha podem comparecer ao Posto de Bombeiros de Catanduva, apresentado um comprovante de doação para receber um brinde por ajudar o Hemonúcleo.
O Núcleo de Hematologia está localizado à Rua 13 de Maio, 974. Com atendimento aos doadores de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas e aos sábados, das 7 às 12 horas.

SITUAÇÃO

Com a diminuição do frio e a aproximação das férias, os Hemonúcleos registram uma queda brusca nos estoques de sangue de todos os tipos.
Há cerca de um mês a Secretaria do Estado da Saúde emitiu um alerta a toda população do Estado, convocando para a doação de sangue.
De acordo com o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Oswaldo Donini, a disposição para sair de casa no frio é muito baixa, perdendo potenciais doadores. “No mês de julho, devido às férias escolares, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, consequentemente, há maior risco de acidentes e de feridos necessitando de sangue nos hospitais”.
Há cerca de duas semanas, o Hemonúcleo de Catanduva registrava um déficit de 60% nos estoques de sangue, fato que preocupa os profissionais do setor e principalmente os familiares de quem necessita das doações.
Na tentativa de aumentar os estoques de sangue, o Ministério da Saúde também anunciou a ampliação da faixa etária de doadores.
Agora, jovens entre 16 e 17 anos de idade poderão realizar a doação com autorização dos pais ou responsáveis e também os idosos com até 68 anos de idade.
QUEM PODE DOAR?

Ter idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.
Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.
Além disso, deve estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.