14 de abr. de 2011

Este ano já arderam 650 hectares no distrito de Vila Real

Desde o início do ano já arderam 650 hectares de mato no distrito de Vila Real. Os 249 incêndios já ocorridos, causados principalmente por queimadas, representam um aumento de 20 por cento em relação a igual período do ano passado.
Os concelhos mais atingidos foram Montalegre, Boticas, Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, segundo o balanço feito hoje por Eduardo Lima, chefe do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna).
Nesta altura do ano, segundo o responsável, têm sido identificadas como principais causas de incêndio “a renovação das pastagens e descuidos no uso do fogo”. Ou seja, queimas de sobrantes das explorações agrícolas, como os resíduos das podas, que podem dar origem a fogos.
Neste período, a GNR identificou quatro suspeitos de atear fogos e levantou 16 autos de contra-ordenação relacionados com o uso indevido do fogo ou o incumprimento da obrigatoriedade de limpar os combustíveis à volta do edificado.
Este ano, o Sepna realizou 11 acções de sensibilização, que envolveram cerca de 700 pessoas, entre pastores, autarcas de freguesia, comunidade escolar e associações de produtores.
Em 2010, a GNR investigou 1200 incêndios no distrito de Vila Real, que queimaram cerca de 17 mil hectares de mato e floresta.
Foram identificados 50 suspeitos de provocar fogos e, destes, nove foram detidos pela PJ e um pelo Sepna.

Fonte desta matéria: Ecosfera