28 de abr. de 2011

RJ: Após protestos, bombeiros se reúnem com comando-geral

Uma comissão formada por bombeiros insatisfeitos com salários e condições de trabalho no Rio se reúne nesta quinta-feira com o comandante-geral da corporação, o coronel Pedro Machado, no 1º GMar, em Botafogo.

A reunião ocorre após uma série de protestos realizados principalmente por guarda-vidas, que chegaram a acampar em frente a unidades do Corpo de Bombeiros na tentativa de chamar a atenção da população para o movimento.

Bombeiros fizeram manifestação em frente ao Teatro Municipal na terça à noite, entre as reivindicações, os bombeiros pedem o fim da gratificação com a melhora da condição salarial e o fornecimento de equipamentos que, segundo os guarda-vidas, estariam sendo sonegado pela instituição.


Por causa das manifestações, os guarda-vidas têm reclamado de supostas ações repressivas da parte do comando-geral, incluindo a transferência de 36 homens, que teriam participado dos protestos, para outras unidades.

Recentemente, o JB publicou um memorando distribuído pelo comando-geral aos bombeiros que solicitava aos militares que informassem se teriam ou não participado dos protestos. Os guarda-vidas alegam que o documento serviria como intimidação à corporação, intenção que foi negada pelo comando em nota enviada ao jornal.

Na segunda-feira, o JB também publicou a transcrição de partes de uma gravação, na qual, supostamente, um dos comandantes da corporação faz ameaças de prisão aos militares que participassem de mais um protesto. Também em nota ao JB, o comando-geral afirmou ignorar a gravação e as ameaças.

A mais recente manifestação dos bombeiros se deu na terça-feira, nas proximidades do Teatro Municipal, onde o governador Sérgio Cabral participava de um evento.

Fonte: Jornal do Brasil :  Paulo Marcio Vaz