20 de mai. de 2011

Concluído resgate dos corpos de acidente aéreo



No final da manhã desta quarta-feira, 18, bombeiros dos grupamentos de Tucuruí e Marabá encontraram as três vítimas do acidente da aeronave, que no último sábado (14) caiu a 30 quilômetros da Vila Boa Esperança, em Breu Branco. As possibilidades de se encontrar sobreviventes estavam reduzindo. Quando os bombeiros localizaram a cabine, que estava no fundo do rio Moju, descobriram os corpos dentro dela.

Os mergulhadores encontraram primeiro o motor, o que deixava indícios de estarem próximo de concluir a operação. Restava, então, a cabine e os três desaparecidos no acidente. Por volta das 11 horas os corpos de Liamar Resende, Elinal Silva e Francisco Araújo foram retirados da água. Para o sucesso do trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros, com efetivo de 45 militares, foi fundamental a utilização do aparelho sonar, que ajudou os mergulhadores a identificarem a área do acidente com mais precisão.

Os bombeiros, ao longo da semana, encontraram várias partes da fuselagem do avião, como asas, cauda e duas portas, algumas delas presas nas copas das árvores, além de óleo, bolsas de primeiros socorros e uma rede, que foram localizados às margens do rio, com isso os militares não descartaram a hipótese de a cabine estar no fundo rio.
As buscas se encerraram depois de 96 horas de trabalho, com a utilização de um helicóptero, duas lanchas, cães, equipamentos, muita coragem e profissionalismo das incansáveis equipes de mergulhadores e de resgate. "Nossa missão acabou. Estamos cansados, mas não podíamos desistir. Infelizmente gostaria de ver outro final", declara o oficial e mergulhador, Tenente Coronel BM Mário Morais, ao reconhecer o bom trabalho realizado pelos militares na operação. Exames detalhados vão confirmar as causas dos óbitos e determinar o que motivou o acidente.

Deyse Melo - Ascom Corpo de Bombeiros do Pará