14 de mai. de 2011

Os Guarda-Vidas Militares do 17° Grupamento de Bombeiros - Salvamar Paulista de São Sebastião - SP, terminaram nesta sexta-Feira 13 as buscas pelo resgate do corpo do jovem Everton Souza Leal, 19 anos, que morreu afogado no último sábado (7) na praia de Boissucanga – litoral norte de SP

"O corpo foi do garoto foi encontrado em Ilha Bela no final de tarde de Ontem 13/05"

" COMO FOI "

Segundo amigos de Everton, eles estavam jogando bola no canto direito da praia de Boiçucanga quando Everton foi lavar os pés no mar e foi surpreendido por uma onda forte que o arrastou para dentro do mar, seus amigos disseram que Everton não sabia nadar, então em poucos segundos começou a se afogar e logo submergiu desaparecendo da vista de seus amigos que tentaram resgatá-lo mas ao chegar à poucos metros dele, o perderam de vista no mar.

Um dos amigos de Everton, ainda muito assustado com o ocorrido, chorava pela perda de seu amigo, ele disse que foi tudo muito rápido e que tentou salvar Everton mas não conseguiu, indignado desabafou:


- Consegui chegar bem próximo dele quando pulei na água, mas na minha frente ele afundou novamente e  foi  última vez que o vi, depois ele não apareceu mais! O Mar estava muito perigoso! Então fomos chamar ajuda e logo vocês chegaram...

Ao receber o chamado na central (PB32 – Posto de Bombeiros da Praia de Maresias), os Bombeiros foram rapidamente para o local, inclusive alguns Guarda-Vidas, tiveram que sair dos seus postos na praia de Maresias por falta de efetivo para atender outras vizinhas, chegando na praia de Boiçucanga, os Guarda-Vidas já iniciaram as buscas que se estenderam até o final do dia com suas embarcações: MA (Moto Aquática) Jetski e o BI (Bote Inflável) nas proximidades de onde a vítima teria submergido, mas as condições do mar e a vizibilidade da água, prejudicaram em muito o trabalho dos Bombeiros

Os Bombeiros continuaram as buscas por todos estes dias e nesta tentativa de resgate do corpo de Everton, sem imaginar, surge um pé humano nas areias de Maresias, que é uma praia vizinha de Boissucanga, onde ocorreu o acidente.


Guarda-Vidas e Policiais Militares convesaram na manhã desta quinta-feira (12) no canto direito da praia de Maresias, conhecido como (Canto do Moreira), ao lado do pé humano que foi encontrado na faixa de areia por uma mulher que corria na praia no período da manhã, onde a mesma ao ver o membro, rapidamente acionou os Bombeiros que já estavam na faixa\de areia colocando as placas que sinalizam os locais de risco por toda a extenção da praia, então já estavam chegando no local onde foi encontrado o pé que supostamente para os Guarda-Vidas e para os Policiais Militares até aquele momento, o pé poderia realmente ser do garoto, pois até então o corpo ainda não tinha cido encontrado!

Maresias é a praia vizinha de Boiçucanga sentido (Norte): Ex: Centro de São Sebastião, Ilha Bela,...e outras. As correntes oceanicas estavam todos estes dias jogando para esta mesma direção com poucas alterações, por isso o corpo do garoto passou em Maresias e não em outra praia no sentido contrário: Ex: Praia de Camburi, Baleia, Juquei etc...

O corpo (Everton) foi levado pelas correntes oceanicas neste mesmo sentido e no final de tarde de ontem, sexta-feira 13 o corpo do garoto foi encontrado em Ilha Bela que fica localizada na mesma direção do Centro de São Sebastião o corpo foi levado palas correntes oceânicas até a ilha, mas ao passar pela praia de Maresias, como o mar ainda estava um pouco agitado nestes dias, o corpo do garoto pode ter sido arremeçado por uma onda e se chocado contra as pedras, causando então a delaceração do membro que por boiar menos, acabou ficando próximo do local onde pode ter sofrido este impacto!


Boiçucanga é uma praia normalmente calma, mas para quem não sabe nadar, ela é perigosa. Praia muito atrativa para os banhistas que não gostam de mar agitado ou com ondas, mas pelo fato de normalmente não ter ondas, não significa que é uma praia segura, pois por ser uma praia de tombo, ao entrar na água, logo no começo já fica fundo, e para quem não souber nadar, é como se fosse uma piscina funda.
Toda praia tem uma corrente e retorno, muitas vezes elas são imperceptíveis para quem está olhando da faixa de areia, mas para quem não sabe nadar, mesmo aquele simples retorno ou balanço na água, seria o suficiente para te colocar no local mais fundo e perder de vez o pé do fundo! É assim que acontece a maioria dos acidentes no mar! Por isso, nunca confie e ache que está seguro em uma praia que não tem onda em qualquer tipo de praia, porque com o mar não se brinca ou se arrisca como muitos fazem nas estradas ou no volante! Na água é uma vez só e não tem volta! Não é como bater o carro e sair com pequenas escoriações, é uma imprudência muito mais grave e arriscada! Pois uma vez que for imprudente, difícilmente contará como foi que aconteceu! Pense nisso e curta a praia de outra forma! Respeitem o trabalho dos Guarda-Vidas que já são poucos! Cuidem de sim e ajudem os bombeiros a preserver a sua própria vida!