25 de mai. de 2011

Novo aparelho para diagnóstico e tratamento do câncer de pele


O câncer de pele é um dos mais comuns entre os brasileiros. O número de casos é ainda mais expressivo no sul do Brasil, por uma combinação de fatores como população com pele clara e maior índice de raios ultravioleta. Para facilitar o diagnóstico e o tratamento de novos casos, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um novo equipamento, que permite maior rapidez nos diagnósticos e custa muito menos do que outros aparelhos semelhantes.

O diagnóstico é mostrado na hora do exame, possibilitando uma maior rapidez no atendimento dos pacientes com lesões na pele consistentes com tumores. Como o aparelho é pequeno e fácil de carregar, há a possibilidade de levá-lo a diversos locais, facilitando o atendimento e o manuseio.

O tratamento, feito com o mesmo equipamente, é menos agressivo e traz bons resultados. O aparelho já foi utilizado em mais de 2500 pacientes. Além de sessões menos dolorosas, outra das vantagens é que as cicatrizes ficam menores e mais discretas, e a pele menos irritada.

Equipamentos que realizam tratamento de forma parecida tem um custo aproximado de R$ 200 mil, enquanto o desenvolvido na USP pode ser fabricado com menos de 7 mil reais! Novas peças serão fabricadas ainda este ano, com o objetivo de permitir seu uso em 100 outras cidades.

Acredito que o aparelho vai permitir um diagnóstico mais rápido e em estágios iniciais, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura dos pacientes. Nem todos os tipos de tumor podem ser tratados dessa forma, mas os pesquisadores afirmaram que houve sucesso em 70 a 80% dos casos.