19 de dez. de 2010

113 alunos soldados que estão sendo preparados´para 2011

Alunos do Corpo de Bombeiros começam atividade prática dia 20


A partir do dia 20 de dezembro, os 113 alunos soldados que estão sendo preparados para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul iniciam a realização de atividade prática supervisionada nos quartéis da corporação. Até a primeira quinzena de janeiro, a turma estará de recesso das aulas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap/Corpo de Bombeiros), na Capital, e irá a campo com as equipes de profissionais que já atuam nas diversas missões dos bombeiros.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, os alunos participarão como acompanhantes do atendimento às ocorrências, em todos os tipos de atividades, desde combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e socorros diversos. A participação vai ser supervisionada por oficiais comandantes das unidades.

“É uma etapa importante da formação. Eles já tiveram todos os ensinamentos teóricos e aulas práticas no centro de formação, e agora sairão pela primeira vez para a ocorrência real. É uma fase pela qual o aluno tem que passar e que é de grande valor para o conhecimento da realidade do trabalho”, explica o comandante.

Os alunos serão direcionados para cumprir expediente nos quartéis da cidade de origem. Muitos dos que estão sendo capacitados são de cidades do interior. O aluno que residir em cidade onde não há unidade do Corpo de Bombeiros prestará serviço na localidade mais próxima.

Os 113 alunos - 99 homens e 14 mulheres – que estão sendo formados para se tornarem soldados do Corpo de Bombeiros iniciaram no dia 1º de setembro um curso de 40 semanas, com 21 disciplinas. Serão 1.400 horas/aula até a conclusão, prevista para junho de 2011.
Do total da carga horária, 300 horas serão de estágio. De acordo com o comandante do Cefap, major Robinson Aparecido Moreira, no primeiro mês de curso a ambientação e adaptação incluíram visitas às unidades dos bombeiros em Campo Grande, onde puderam acompanhar demonstração de instruções como de salvamento e de combate a incêndio.

Até este mês de dezembro, prosseguirão as aulas teóricas das disciplinas obrigatórias que vão preparar os futuros bombeiros para ir a campo. A partir da próxima segunda-feira (20), eles começarão a compor as guarnições, tendo contato real com as ocorrências, em estágios supervisionados por sargentos e oficiais. À medida que a capacitação for avançando, os novos soldados serão gradativamente direcionados para atuação em atividades que envolvem mais risco.