16 de dez. de 2010

SC contrata guarda-vidas civis para o verão


Operação Verão garantirá mais segurança nas praias de SC até 14 de março.
Começa nesta quarta-feira a Operação Verão em Santa Catarina. Para garantir mais segurança no litoral catarinense, serão contratados 1,1 mil guarda-vidas civis. A secretaria de Segurança Pública (SSP) vai distribuir um efetivo extra de 180 policiais civis, que estão em formação na Academia da Polícia Civil e irão reforçar os plantões das principais delegacias do litoral.

Além da contratação, serão deslocados bombeiros, salva-vidas e policiais para o litoral, pelo menos até 14 de março, depois que o Carnaval acabar. Serão 250 salva-vidas do bombeiro militar, que vão atuar na fiscalização dos balneários. No ano passado, os bombeiros realizaram 613 mil ações de prevenção aquática. A maioria, 70%, só na região do Batalhão de Itajaí, que abriga cidades como Itapema e Balneário Camboriú. No ano passado, foram 4.996 salvamentos ou arrastamentos.

Para reduzir a criminalidade, a Polícia Militar, que atuará em 43 municípios turísticos, montará barreiras nos acessos, além de estar atenta para as ocorrências de perturbação de sossego - afinal, no verão, o barulho costuma ser grande.
O reforço

Corpo de Bombeiros - Vai atuar em 31 cidades e 132 praias e balneários hidrominerais. Foram instalados 209 postos de guarda-vidas. Serão 1,3 mil salva-vidas, entre militares civis. Eles vão cobrir 561 quilômetros de litoral.

Polícia Militar - Atuará em 43 municípios, sendo 30 zonas balneárias e 13 estâncias hidrominerais. A corporação vai reforçar o efetivo em todo o litoral com 2,5 mil viaturas, 250 motocicletas, seis aeronaves e 50 embarcações.

Polícia Civil - Estará em 34 cidades do litoral e sete do interior — locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. Segundo o Delegado Geral, Ademir Serafim, cerca de 1,1 mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães serão mobilizados para a Operação. A Polícia Civil também estará com três delegacias móveis mais a DP do Turista, que funciona no Terminal Rodoviário Rita Maria, na Capital.

IGP - Reforço das unidades no litoral, para agilizar o atendimento nas ocorrências registradas. Destaque para núcleos regionais de Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú.