19 de dez. de 2010

Uma adolescente desapareceu nas águas do Balneário Albatroz em Matinhos

Os bombeiros na Operação Verão em Matinhos buscam, desde a manhã deste sábado, uma adolescente que desapareceu nas águas do Balneário Albatroz. Ela estava com amigos quando foi arrastada pela correnteza no local. Até o meio desta tarde ainda não havia novidades sobre as buscas. Esta pode ser a primeira morte por afogamento no Litoral desde o início da temporada, no sábado passado, embora o Corpo de Bombeiros tenha emitido nota confirmando a primeira morte por afogamento na temporada.

O jovem, de 15 anos, era moradora do Xaxim, em Curitiba, e estava na praia com mais três pessoas, quando foram apanhados por uma correnteza de retorno. A jovem não conseguiu escapar. Os familiares chamaram socorro. O posto dos salva-vidas mais próximos, em Ipacaraí, estava a cerca de 900 metros de distância. Os bombeiros orientam os banhistas a procurarem o banho de mar próximo dos postos dos salva-vidas. Os bombeiros informam que farão as buscas por tempo indeterminado.

Durante a Operação Viva o Verão, o Corpo de Bombeiros atua com 105 postos de guarda-vidas na orla marítima. São mais de 700 bombeiros realizando serviços. Na temporada passada foram registrados 14 mortes por afogamento no mar e rios do Litoral.
Algumas recomendações são passadas aos veranistas. Caso haja chuvas e raios, a orientação é que os banhistas não circulem pela praia, porque existe risco muito grande de acidentes com descarga elétrica. O banhista também deve procurar um guarda-vidas para avisar caso queira entrar no mar. Ele terá a orientação de qual será o local mais indicado e também já deixará a equipe em alerta para eventuais problemas.