16 de dez. de 2010

Bombeiros orientam veranistas para prevenir acidentes nas praias

Durante a Operação Viva o Verão, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar atuará com 105 postos de guarda-vidas na orla marítima. São mais de 700 bombeiros realizando serviços, não somente no combate a incêndios, busca e salvamentos, mas também em salvamento aquático e prevenção de acidentes.


Mesmo em dias de chuva, os bombeiros não param de trabalhar. “O Corpo de Bombeiros, tenha chuva ou sol, fará a proteção dos banhistas. Trabalhamos independente do clima”, afirma o tenente Daniel Eduardo Latuf, do 1.º Grupamento de Bombeiros Militares, em Praia de Leste.


Algumas recomendações são passadas aos veranistas. “Caso haja chuvas e raios, a orientação é que os banhistas não circulem pela praia, porque existe risco muito grande de acidentes com descarga elétrica”, explica Latuf. O tenente sugere que o banhista procure um guarda-vidas para avisar caso queira entrar no mar. “Ele terá a orientação de qual será o local mais indicado e também já deixará a equipe em alerta para eventuais problemas”.

ALAGAMENTOS

Já em caso de alagamentos, o Corpo de Bombeiros está com a estrutura pronta para o melhor atendimento. “Temos equipes treinadas com barcos e de prontidão para efetuar o transporte das pessoas que não consigam sair de suas casas para um lugar mais seguro”, afirma Latuf.


"Praia"

“É importante que as pessoas respeitem a sinalização das bandeiras sobre a qualidade do mar”, orienta o oficial. São três cores de bandeiras que indicam as condições para banho. A verde representa local com baixo risco de afogamento; a amarela indica que há risco médio, e a vermelha demonstra que aquele local é muito perigoso e deve ser evitado. “Quando há o indicativo vermelho, orientamos que nem pessoas com alto nível de instrução natatória entrem no mar”, alerta.
Água no ombigo, sinal de perigo!

Os guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para crianças. “Caso ela se perca, com as informações da pulseira, acionamos a central e a Polícia Militar para que ela seja localizada pelos pais ou responsáveis”. Em caso de acidentes, como por exemplo, queimaduras por água-viva, os bombeiros fazem os primeiros socorros e encaminham a criança para locais adequados para o atendimento.