25 de dez. de 2010

A Operação Praia Segura

O governo do estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (23) a Operação Verão, que reforçará a segurança em cidades litorâneas. Quinze municípios vão receber o reforço de 5200 policiais civis e militares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no total, 10.888 policiais, por meio de uma ação integrada, vão prevenir e combater a criminalidade.


A Operação Praia Segura, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, já foi implantada e deverá funcionar até 13 de março, no litoral norte e sul de São Paulo. A ação visa prevenir e combater ocorrências típicas de verão como crianças perdidas, afogamentos, acidentes com embarcações, acidentes de trânsito com vítimas, queda de barreiras, deslizamentos, enchentes e danos ao meio ambiente, entre outros.

Nesta operação são empregados 686 guarda-vidas efetivos, 367 guarda-vidas municipais, contratados pelas prefeituras em 15 cidades. Na ação serão empregados um navio, oito lanchas, 30 botes com motor de popa, 16 jet skis, e 18 quadriciclos. Cada cidade também contará com pelo menos uma viatura da Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa), totalizando o emprego de 24 viaturas deste tipo.

Estradas

O 1º Batalhão de Polícia Rodoviária trabalhará em conjunto com 19 concessionárias nas rodovias paulistas, visando a fiscalização no trânsito e autuação de motoristas e veículos que não estejam em condições de viajar. As concessionárias serão as responsáveis pela manutenção das estradas, atendimento mecânico e médico.

Policiamento de Choque e Grupamento Aéreo

O Comando de Policiamento de Choque (CPChq) empregará 140 homens em várias operações, entre elas a 'Operação Patrulhamento Inteligente', na prevenção e repressão ao tráfico de drogas e armas, a entrada e evasão de veículos furtados ou roubados, e ao sequestro.
Durante a Operação Verão a Polícia Militar disponibilizará nove helicópteros Águia para apoio nas áreas do litoral. Cinco aeronaves permanecerão na região. Outras quatro aeronaves ficarão de sobreaviso, e se deslocarão para o litoral, se houver necessidade.