23 de nov. de 2011

30 guarda-vidas protegem banhistas

Conforme o tenente Roberto Alves, comandante do Pelotão de Salvamento Aquático do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros, de 25 a 30 homens fazem a proteção dos banhistas nas praias de João Pessoa e Cabedelo.

Segundo ele, o efetivo que cobre cada praia varia por fim de semana, por isso não é possível precisar quantos homens cobrem determinado local. Entre Tambaú e Cabo Branco, por exemplo, há cerca de três pontos de apoio (tendas armadas), que estão funcionando diariamente, das 8h às 16h. São eles: Busto de Tamandaré (Tambaú), final da avenida Beira-Rio e em frente ao Sesc (ambos no Cabo Branco).

Em Cabedelo, são atualmente cinco pontos de apoio, funcionando nos fins de semana. Além dos homens, um bote salva-vidas fica à disposição para casos de urgência. O comandante adiantou, ainda, que no verão o efetivo deve dobrar para atender os banhistas. Serão relocados homens que trabalham no expediente para as praias.

O BBS cobre as áreas correspondentes ao Litoral Sul (Jacumã ao bairro de Manaíra– na capital) e Litoral Norte (Bessa – na capital – até Lucena, na Região Metropolitana).

Em visita às praias, a reportagem encontrou um ponto de apoio de salva-vidas próximo ao Bar do Surfista, mas não havia nenhum profissional. O dono do bar em questão, Valdir Silva, informou que ele mesmo construiu a estrutura há cerca de dois meses, pois os Bombeiros não tinham um local alto e de apoio para o trabalho. Os guarda-vidas ficam no local nos sábados e domingos, das 8h às 15h.