28 de nov. de 2011

Defesa Civil de Araçariguama participa de curso de Guarda-Vidas

Buscando dinamizar e capacitar ainda mais os profissionais que atuam na Defesa Civil de Araçariguama, a Prefeitura, em parceria com o Centro de Formação de Bombeiro Civil Cotia/ Bombeiros – B.P.C.I, promoveram nos dias 05 e 06 de novembro o curso de Guarda-Vidas para membros da Defesa Civil municipal.

Realizado no sitio Ecolândia, e ministrado pelo coordenador de curso, Sidnei de Oliveira Froés, o curso teve como objetivo habilitar os participantes a desempenhar atividades de salvamento aquático. O curso, dividido em dois dias, contou com aulas teóricas e práticas.

Além de exercícios de resistência e técnicas de salvamento, os agentes da Defesa Civil também tiveram aulas de salvamento aquático; afogamento; tipos de afogamento; classificação do afogamento; sequência dos eventos no afogamento; prevenção de afogamentos; apagamento; aspectos da segurança do banhista sob ponto de vista profissional; técnicas de judô aquático e imobilização de vítimas no meio líquido.

No final do último dia de curso, os participantes realizaram o exame final que consistiu em um salvamento simulado na piscina.

Também conhecido como salva-vidas, o guarda-vidas tem compromisso com as orientações educacionais e deve orientar os banhistas sobre todos os perigos que o ambiente aquático pode oferecer.

Para o Prefeito Roque, que tem constantemente investido na capacitação e aperfeiçoamento de todos os setores municipais, investir em uma melhor qualificação da Defesa Civil é de extrema importância “Manter uma equipe de Defesa Civil equipada, treinada e motivada é primordial e de suma importância para a Cidade, tendo em vista que evitar a perda de vidas e de bens materiais é um dos principais objetivos desses profissionais. A Defesa Civil só é lembrada nos momentos de desastres, mas as pessoas deviam saber que sua utilidade vai além das calamidades, uma vez que podem agir preventivamente de diversas maneiras”, explicou Roque.