23 de nov. de 2011

Giliana, a única guarda-vida no Rincão

Giliana Guidarini, de 22 anos, é a única mulher aprovada no teste para guarda-vida no Rincão. Ela conta que durante o ano letivo trabalha em um jardim de infância e que sempre gostou de praia e de nadar. “Assim que soube do teste, achei que seria uma boa oportunidade de unir o útil ao agradável. Pois, além de estar fazendo algo que gosto, sou remunerada”, enfatiza.

Após concluírem as provas de avaliação física, os 41 aprovados para a função iniciaram o treinamento para a temporada 2011/12. Alguns dos aprovados já atuam há mais de seis temporadas, tanto no Rincão como em outras praias. Estes veteranos estão inclusive ativos desde a última quinta-feira. Eles revezam para que a orla marítima não fique desguarnecida.

Como pré-requisito, os candidatos tiveram que nadar 500 metros em até 12 minutos na lagoa, correr mais 1,6 mil metros ,e no mar, passar pela arrebentação em até 8 minutos, além de boiar por mais de 15 minutos sem auxílio de acessórios como nadadeiras ou bóias. A fase de treinamento tem um mês de duração. O curso ocorre todos os dias das 8 até as 12h.

REFORMA - No inverno, a maioria dos postos de madeira, localizados na orla, sofreram depredações, como janelas arrancadas. Alguns ficaram parcialmente queimados. A Subprefeitura se comprometeu em reunião no último dia 9 em fazer a reforma dos postos para a temporada. Os guarda-vidas alertam aos banhistas e veranistas a necessidade em se respeitar as sinalizações dos locais inaptos para banho e aconselham que sempre procurem permanecer em frente aos postos de vigilância com a presença de guarda vidas.