12 de fev. de 2011

Bombeiros: ocorrências cresceram 46,39%

Números são de estatísticas geradas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp)

11/02/2011 - 16:06

No ano passado foram atendidas 7.015 ocorrências

Números gerados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) apontaram um crescimento nos atendimentos efetuados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe durante o ano de 2010 quando comparados aos registros de 2009. No ano passado foram atendidas 7.015 ocorrências e em 2009 foram registrados 4.792 atendimentos. Um crescimento de 46,39%.

Do total de registros relativos a 2010, os atendimentos a incêndios chegaram à equivalência de 29% do montante das ocorrências. O percentual relativo a acidentes de trânsito e atendimentos pré-hospitalares chegou a 24%. O registro de ocorrências de incêndio em vegetação em agosto de 2010 atingiu números recordes por conta da estiagem. Do total dos atendimentos de incêndios, 76% corresponderam a sinistro em matas, 13% a incêndios em edificação residencial e 6% a incêndios em edificações comerciais.
“Nós tínhamos uma demanda reprimida por conta da falta de viaturas e equipamentos.
Esse crescimento no número de ocorrências atendidas em 2010 é fruto de planejamento e investimentos

Do total dos atendimentos de incêndios, 76% corresponderam a sinistro em matas por parte do Governo do Estado que adquiriu novas viaturas e equipamentos. Com isso foi possível atendermos todos os chamados, pois hoje possuímos pela primeira vez na história da Corporação equipamentos e viaturas de reposição”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos.
Nailson afirmou, ainda, que o aumento dos atendimentos passa, também, pela criação do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e a instalação de novos equipamentos de comunicação nos veículos operacionais, dando uma dinâmica maior no processo de comunicação, diminuindo o tempo resposta. “Antes a comunicação era feita por celulares institucionais e sistemas de rádio obsoletos, onde a cobertura não abrangia todo o Estado. Agora dispomos de equipamentos modernos e toda ocorrência gerada pelo Ciosp é imediatamente repassada para nossas viaturas com o máximo de rapidez”, destacou o comandante.
Com relação à incidência das ocorrências por dia da semana foi notado que as terças, quartas e quintas-feiras os bombeiros foram menos acionados. Já os domingos, o atendimento do Corpo de Bombeiros foi mais solicitado. Quando a análise diz respeito a faixa de horário, o período de 8h às 21h registrou a maior parte dos atendimentos, chegando a 79,14% do total de ocorrências atendidas em 2010. Com relação às localidades onde aconteceram a maior parte dos chamados, a Zona de Expansão de Aracaju ganhou destaque com um total de 396 ocorrências, seguido pelo Centro da capital sergipana com 388 e o bairro Atalaia com 179 registros.
Redução

Dentre os números divulgados, apenas os dados relacionados a atendimentos pré-hospitalares tiveram uma diminuição. Em 2009 foram registradas 1.035 ocorrências desse tipo. Já em 2010, o número caiu para 846, representando uma queda de 18,26 %.
De acordo com o coronel Nailson, essa queda se deu por conta da falta de viaturas específicas. Neste ano serão adquiridas quatro viaturas de resgate com o intuito de melhorar o atendimento pré-hospitalar. “Os novos veículos serão adquiridos com verba oriunda de convênio com a Infraero de prestação de serviços, onde o Corpo de Bombeiros cede militares para trabalhar no aeroporto de Aracaju”, explicou.

Fonte: CBM