12 de fev. de 2011

Um mês depois das chuvas, bombeiros continuam buscas na região serrana

Um mês depois das chuvas que castigaram a região serrana fluminense, bombeiros continuam as buscas por corpos na área. Segundo o superintendente Operacional da Defesa Civil, coronel Jerri Pires, o trabalho só terminará quando os bombeiros vasculharem todas as áreas onde ainda possa haver pessoas soterradas.
Mais de 800 pessoas morreram no desastre e ainda há cerca de 400 pessoas desaparecidas na região serrana. “O desastre naquela região não tem precedentes. Foi um volume muito grande de água que desceu e isso fez com que se arrastasse uma quantidade absurda de lama. A área tomada por essa lama é muito grande. Então, as buscas ainda continuam com máquinas para tentar encontrar [os corpos das pessoas soterradas]”, disse o coronel.

Segundo Pires, a descoberta de corpos pelos bombeiros é também dificultada pelo fato de que algumas casas foram arrastadas pela força das águas por quilômetros. E as pessoas que estavam nesses imóveis provavelmente também foram arrastadas no dia das chuvas. Por isso, seus corpos não estão mais no local onde deveriam estar. “O corpo pode estar em qualquer lugar nesse trajeto em que a casa foi arrastada”, disse.

O superintendente da Defesa Civil acredita, no entanto, que o número de corpos ainda desaparecidos seja bem menor do que os 400 desaparecidos registrados pelo Ministério Público. Isso porque há, segundo o coronel Jerri Pires, muitos corpos já foram encontrados mas ainda não identificados. “A possibilidade de esses corpos ainda não identificados estarem entre os desaparecidos é muito grande”, afirmou.

Logo depois das chuvas, o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros foi muito dificultado devido a muitas quedas de barreiras, que isolaram várias comunidades. Por alguns dias, eles não conseguiram chegar a esses locais. Segundo o coronel Jerri Pires, no entanto, um mês depois, os bombeiros já conseguiram chegar a todas as áreas onde houve vítimas.

Da Agência Brasil