1 de set. de 2011


Corpos de ocupantes de helicóptero são encontrados no litoral norte
Os corpos dos três ocupantes do helicóptero do empresário André Bicego Martins foram encontrados por volta das 10h desta quinta-feira (1º) em Maresias, São Sebatião. De acordo com a Defesa Civil, os corpos estão carbonizados e devem ser encaminhados para a perícia para identificação. As vítimas foram encontradas por buscas por terra.
A aeronave modelo Robinson 44 foi encontrada dentro de uma mata de difícil acesso, entre Maresias e Paúba, em São Sebastião. Pelas condições da aeronave e dos corpos, a Defesa Civil acha "improvável" que haja sobreviventes.
Apesar de não ter sido possível identificar o prefixo da aeronave, os responsáveis pela busca afirmam que os destroços são do helicóptero que saiu de Campinas em direção ao Rio de Janeiro já que não tinham notícia de nenhuma outra aeronave desaparecida.
A FAB (Força Aérea Brasileira) havia retomado nesta quinta-feira as buscas pelo terceiro dia seguido na região da Serra do Mar pelo helicóptero do empresário campineiro, que estava desaparecido desde a manhã de terça-feira (30). A Defesa Civil de São Sebastião havia informado que moradores de Maresias teriam visto uma aeronave bater em um morro. Ainda segundo o órgão, no período em que o helicóptero passou pelo litoral paulista, por volta das 10h de terça, o vento atingia a velocidade de 70 km/h. Assim, as condições não eram favoráveis para o voo.


Buscas

As famílias dos desaparecidos entraram em contato com a operadora dos celulares das vítimas. A informação era de que os aparelhos estariam funcionando dentro da área 2, que corresponde à região de Maresias, próximo ao ponto em que a aeronave deveria ter pousado.
André Martins (foto) era proprietário da loja de carros André Veículos, que fica na Avenida Norte-Sul, em Campinas. Ele pilotava a aeronave, onde estavam outros dois amigos dele, identificados apenas como Edison e Luciano. O grupo saiu do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, às 8h de terça e deveriam fazer uma parada no Guarujá, antes de seguirem para o destino final, em Angra dos Reis (RJ). O último contato foi feito entre 10h e 10h15, quando o helicóptero sobrevoava a cidade de Mauá.


Espera por notícias

O pai do piloto, João Batista Martins de Sá Júnior, havia dito na tarde de quarta-feira (31) que achava difícil a essa altura encontrar o filho vivo. "Ele era um piloto cuidadoso. Tinha brevê há quase sete anos e comprou essa aeronave há um mês. O helicóptero saiu da revisão um dia antes de fazerem a viagem", disse o pai.
Nas redes sociais, amigos do piloto publicaram mensagens de apoio a André e a família. "Estamos em Oração!!!!", diz um dos recados. "Com certeza no final tudo acabara bem !!!", diz outra publicação. "Estamos esperando uma boa notícia!!!Fica em paz!!!", diz ainda outro amigo.


Plano de voo

Ainda não foi esclarecido onde foi registrado o documento com a rota e as informações da aeronave. A família diz que o plano de voo foi registrado em Viracopos, mas a assessoria de imprensa do aeroporto afirma que nenhum plano foi repassado e que também não houve comunicação com a torre, até porque o helicóptero não saiu de lá. Assim, o aeroporto diz que desconhece o paradeiro da aeronave.
De acordo com a FAB, o helicóptero saiu do aeroporto dos Amarais, em Campinas, por volta das 8h desta terça-feira (30) e tinha previsão de chegar no fim da manhã em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após uma parada em Guarujá, no litoral paulista.

Com informações da EPTV.com