8 de set. de 2011

Resgate da baleia-franca deve ser retomada nesta quinta-feira pela manhã

A operação de resgate da baleia-franca que encalhou nessa quarta-feira (7), na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC) ainda não teve êxito. O animal, que mede aproximadamente 9 metros e pesa cerca de 10 a 15 toneladas, é um juvenil e encalhou pela manhã no sul da ilha.


Equipes que trabalham no resgate encerraram os trabalhos dessa quarta-feira no fim da tarde

A operação desencadeada pelo protocolo de Encalhes da APA contou no dia de hoje com a coordenação da médica Veterinária, Cristiane Koslenikovas, da Associação R3 Animal, e do Analista Ambiental Paulo Flores do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA)/ICMBio com apoio dos Bombeiros, Policia Militar, a valiosa ajuda dos pescadores de Pântano do Sul, além da Capitania dos Portos de Florianópolis, DEPON - Delegacia Especial de Polícia Maritima, e integrantes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio e Projeto Baleia Franca.

“As operações levadas a cabo hoje não foram bem sucedidas e novas tentativas serão realizadas amanhã” comenta Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, chefe da APA da Baleia Franca/ICMBio. Segundo Reinaldo Garcia Duarte, Chefe da Delegacia Especial de Policia Maritima (DEPOM) o novo procedimento será realizado entre 12 e 15 horas, horário da maré alta, com embarcação cedida pela Capitania dos Portos e apoio das entidades já participantes da operação.

Segundo a Diretora de Pesquisa do PBF, Karina Groch, encalhes de baleias-francas vivas não são comuns, mas podem ocorrer por desorientação causada por alguma doença. “Os filhotes de baleia-franca nascem com cerca de 5-6 metros de comprimento, pesando de 4-5 toneladas, e permanecem junto com a mãe durante todo seu primeiro ano de vida. Indivíduos juvenis são baleias que já desmamaram e estão separados da mãe, podendo ter de 2 a 6 anos de idade” disse Karina. Em 2003 uma baleia franca juvenil de aproximadamente 8 metros encalhou viva no Canal da Barra de Laguna, e foi resgatada com sucesso pelo Projeto Baleia Franca. Contudo o resgate de animais grandes é uma operação difícil em função do peso e tamanho.