4 de set. de 2011

Incêndio devasta área de 40 hectares em Domingos Martins, ES

Fogo atingiu distrito de Arecê, no km 85, da BR-262, neste domingo (4).

Bombeiros temem que chamas atinjam reserva de Pedra Azul.

Um incêndio tomou conta de uma área de 40 hectares no distrito de Aracê, no município de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. De acordo com os bombeiros, o fogo começou às 6h30 deste domingo (4), no km 85, da BR-262. O Corpo de Bombeiros, que ainda não sabe o motivo do fogo, teme que as chamas possam atingir a reserva Estadual de Pedra Azul.

Segundo o sargento Adenilson dos Santos Simões do Corpo de Bombeiros, uma área que corresponde a, aproximadamente, 40 campos de futebol já foi devastada pelo fogo. "A área é de difícil acesso e o vento forte espalha ainda mais o fogo. Vegetação rasteira e de mata foram incendiadas rapidamente", disse Simões.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano e dois guardas do Parque Estadual de Pedra Azul trabalharam durante o dia inteiro para conter as chamas. "Vamos passar à noite aqui para controlar o incêndio. À noite o fogo não vai se espalhar com muita facilidade por causa da frio. Vamos aproveitar esse momento para evitar que o fogo invada a reserva, o que pode causar a morte de muitos animais", contou o sargento.

O sargento disse que o grupo vai trabalhar durante toda noite e madrugada, e às 5h desta segunda-feira (5), uma força tarefa será feita para controlar de vez o incêndio.Como evitar os incêndios



Não jogar pontas de cigarro acesas em locais cobertos por vegetação; Evitar fazer fogueiras; Não utilize lenha em excesso; Não solte balões; Não deixe no solo vidros e outros tipos de lixo; Nunca faça chamas no interior de uma barraca de camping; Leve sempre as refeições já preparadas; Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados; Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos; Sempre consulte a secretaria estadual ou municipal do meio ambiente antes de fazer queimada; Avisar de imediato, em caso de incêndio florestal, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Polícia Militar Ambiental;


Ver mais: Fonte