18 de set. de 2011

Homem é resgatado em mata em SP após ficar dez dias sem comer


Um homem de 30 anos foi resgatado pelos bombeiros em uma mata fechada em Barueri (Grande SP), na noite desta sexta-feira, após ficar dez dias sem comer ou beber. Ele estava numa região de terreno acidentado utilizada para trilhas de moto e a pé, entre os bairros Imperial e Tamboré.

De acordo com a tenente dos bombeiros Catarina Sanches Prestes, que coordenou o resgate, o homem não estava perdido, mas sim fazendo uma espécie de retiro com jejum. Seu nome não foi divulgado.

Segundo a tenente, no décimo dia do retiro ele percebeu que estava muito fraco e contatou a irmã pedindo socorro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h30 de hoje e deu início às buscas.

Para sinalizar sua posição no meio da mata, o homem começou a queimar os livros que levava na mochila. Após uma hora e meia de caminhada, a equipe de resgate conseguiu chegar até ele, por volta das 19h50.

O homem estava desidratado e não conseguia falar nem caminhar sozinho. Um helicóptero Águia da PM estava no local, mas não era possível pousar para fazer o resgate.

"Começou a baixar a cerração e percebemos que tínhamos que tira-lo logo de lá, se não íamos ficar perdidos também", conta a tenente.

A barraca do homem foi usada como maca e bombeiros e policiais o carregaram até o carro do resgate. "Como estava desidratado, ele estava bem leve. Mas num terreno acidentado, com mata fechada, 1 kg vira 20 kg, 30 kg", conta Prestes.

Após o resgate, o homem foi levado ao Hospital Regional de Osasco. Participaram da ação três bombeiros e quatro policiais. Uma equipe da polícia ambiental de Santana de Parnaíba também ajudou.