7 de set. de 2011

Incêndios destroem mais de mil casas no Texas

Mais de mil casas foram destruídas em pelo menos 57 incêndios ao redor do Texas, muitas delas em um sinistro devastador perto de Austin que ainda está fora do controle, disseram funcionários do governo nesta terça-feira. O governador do Texas, Rick Perry, disse que mais de 40,5 mil hectares foram queimados no Texas, que sofre uma das piores secas em décadas.



O Serviço Florestal do Texas disse que quase 600 das casas queimadas ficavam no condado de Bastrop, a 40 quilômetros de Austin, a capital estadual. A agência estadual disse que o incêndio ainda estava incontrolado nesta terça-feira. Foi o incêndio mais destruidor a atingir o Texas neste ano, disse Nim Kidd, chefe de emergências do estado.
Kidd disse que o número de casas destruídas deverá subir, à medida que funcionários chegam às áreas mais atingidas e avaliam os danos. Perry, que interrompeu sua campanha para a nomeação à candidatura presidencial pelo Partido Republicano, visitou uma das áreas devastadas pelo incêndio.
A porta-voz do Serviço Florestal do Texas, Victoria Koenig, disse que era cedo para saber o quanto avançou o combate ao maior incêndio durante a madrugada de hoje. O serviço estima que o incêndio cresceu para 12,4 mil hectares.
Pelo menos 5 mil pessoas foram retiradas das suas casas no condado de Bastrop e 400 estão em abrigos emergenciais, disseram funcionários na segunda-feira. As aulas foram canceladas nesta terça-feira. Não existem relatos sobre feridos e os funcionários não têm informações sobre se moradores ficaram isolados pelo fogo dentro das casas.
No domingo, na localidade de Gladewater, uma mulher de 20 anos e sua filha de 18 meses morreram quando um incêndio atingiu o trailer onde viviam.