1 de set. de 2011

Estudante morre afogada na praia de Búzios



Ela foi a única vítima fatal de cinco jovens, todos familiares, que se afogaram na manhã do último domingo. Os sobreviventes foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, que alerta para os riscos aos banhistas que frequentam aquela praia.
O pai da menina, o pedreiro Francisco Xavier da Silva, 61, conta que a família tinha chegado à praia por volta das 10h do domingo e resolveu ir para um local que eles já conheciam. Ele mora no bairro de Vida Nova, em Parnamirim, e recebia a filha mais velha, que veio de Mossoró para visitá-lo, juntamente com os dois filhos."Já tinha ido a esse ponto outra vez e nada aconteceu". Logo após a chegada à praia, ele, três filhos e dois netos, todos adolescentes, revolveram entrar na água para tomar banho. "De repente, em um piscar de olhos, caímos em um buraco".Um dos adolescentes, esse com 16 anos, conseguiu até impulsionar para fora da água outros dois, enquanto que a mais velha, Andreia Vitor, 18, nadou para a praia.

Quatro salva-vidas do Corpo de Bombeiros que estavam de patrulha no local ainda ajudaram na retirada das vítimas de dentro da água. No entanto, Samara, a mais nova da família, não foi encontrada de imediato. Novas buscas, com auxílio de embarcações da corporação, foram iniciadas no litoral e permaneceram até o por do sol do domingo, quando foram interrompidas por questão de segurança. A procura iria ser iniciada ainda na manhã de ontem, porém, o corpo da estudante foi encontrado pelos pais antes disso. "Acordei às 5h da manhã e vim aqui para procurá-la". O cadáver da jovem foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).



Estatísticas

O tenente BM Cristiano Couceiro, diretor de comunicação do CBM, lembra que a praia de Búzios, juntamente com a praia do Meio, são as que apresentam maior incidência de afogamentos, com 33 ocorrências cada uma este ano, seguidas pelas praias da Redinha (11), Forte (8), Ponta Negra (8), Via Costeira (4), Areia Preta (3), entre outras.

Segundo dados da seção de Salvamento Aquático, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) os guardas vidas da corporação realizaram 131 atendimentos de janeiro a agosto no litoral potiguar. Deste total foram registrados 67 salvamentos aquáticos, seis afogamentos seguidos de morte, dez buscas de cadáveres, entre outras ocorrências.

O tenente adverte que os banhistas sempre perguntem aos guarda-vidas quais os pontos apropriados para banho e, em praias perigosas, tomar banho com água pela cintura, no máximo. (Paulo de Sousa)