11 de jan. de 2012

Banhistas reclamam da falta de guarda-vidas em Marataízes e Piúma

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial acredita que houve falta ao trabalho e motivada pelo tempo chuvoso

Com cerca de 25 quilômetros de extensão, o balneário de Marataízes, no Litoral Sul, ficou um dia sem salva-vidas, de acordo com reclamações dos banhistas.

Na terça-feira, nenhum dos contratados foi visto nas praias, causando a insegurança daqueles, que mesmo com o tempo chuvoso, foram para a orla.

"É perigoso ficar sem salva-vidas aqui, desse jeito fica complicado termos tranquilidade na praia", afirmou a funcionária pública Terezinha Cabral.

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial acredita que houve falta ao trabalho e motivada pelo tempo chuvoso. Mas o órgão informou que aqueles que faltaram terão o ponto cortado.

Além disso, houve um atraso no treinamento: ao todo, 68 guarda-vidas foram contratados em Marataízes. Destes, 35 profissionais ainda estão em treinamento e 33 estão aptos a atuarem.

"Têm muitos novatos no treinamento, e o curso demora cerca de três semanas. Mas até essa semana, a situação se normaliza, pois novos profissionais vão para as praias. Até a semana que vem, todos os 68 guarda-vidas já estarão nas praias", afirmou o secretário Capitão César Brandão Henriques.

A mesma situação ocorreu em Piúma. Na semana passada, 24 guarda-vidas contratados ainda não estavam atuando nas praias, situação que se normalizou essa semana. Segundo a Secretaria de Comunicação, o setor responsável informou que houve atraso no curso, que foi finalizado no dia 29 de dezembro.


Fonte:   Sara Moreira    agazetasul@redegazeta.com.br