1 de jan. de 2012

Operação Verão - Guarda-Vidas adotam bote inflável e jet ski no Rio de Janeiro.

Uma nova fase se inicia no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. 


Nesse verão, os guarda-vidas vão contar com um auxilio muito importante. Será implantado o serviço de resgate de afogados com bote inflável e moto aquática (jet-ski).

Entre os bombeiros que irão operar os novos equipamentos está o big rider local de Saquarema Marcos Monteiro, que além de ser um grande surfista de ondas grandes também é um exímio guarda vidas.

Já conhecido pelas suas conquistas no surf, como a vitória no campeonato de ondas grandes no Chile, no início desse ano, o Sgt. Monteiro, como é conhecido no âmbito militar, também coleciona grandes salvamentos no mar, local onde se sente bem a vontade.

“Não é de hoje que se faz necessário a implantação de um serviço de salvamento de excelência dentro da corporação, serviço esse que já é realizado em grande parte das praias do país e do mundo. O Rio não poderia ficar de fora.” Comenta Monteiro.

O Cel. BM Andrade, diretor do COER (Curso de Operador de Embarcação de Resgate), há muito tempo vem tentando, com grandes esforços, mostrar a importância desse tipo de serviço em nossa orla, onde milhares de banhistas desfrutam de uma das melhores e maiores áreas de lazer do mundo.

Sabemos que em certos dias a orla pode ser um local extremamente perigoso para qualquer um que se arrisque a tomar banho nas águas revoltas dos mares cariocas.

Com muita experiência e uma visão ampla no assunto de salvamento no mar, o Cel. Andrade, que já esteve na Austrália para aprimorar as suas técnicas de guarda vidas, com total apoio do atual comandante geral dos guarda vidas, Cel. da Cruz, está sendo possível escrever esse novo capítulo na extensa e gloriosa história do corpo de bombeiros e dos guarda-vidas do Rio de Janeiro.

Fonte: Rico Surf