9 de jan. de 2012

Guarda-vidas salvam 167 vítimas de afogamentos em 2011

De janeiro até dezembro de 2011, o Pelotão de Salvamento Aquático (PSA), da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF), resgatou com vida 167 pessoas vítimas de afogamentos. O maior índice do ano foi no mês de dezembro - início da alta estação, com 25 resgates.

Na maioria dos casos são pessoas de 12 a 17 anos, 74 num total, e a zona com maior número de incidências foi a Barra do Ceará, que contabilizou 40 salvamentos. Este ano, foram registrados duas vítimas fatais por afogamento.

Nesse período de alta estação a segurança foi intensificada em todos os locais de apoio. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; e com horário estendido até às 17h nos fins de semana, os guarda-vidas atuarão nos seguintes pontos: Praia dos Luzeiros, Barra do Ceará, Carapebas, Náutico, Praia de Iracema e Ponta Mar. Já as lagoas da Maraponga e do Opaia, contarão com uma dupla de guardas aos domingos e feriados, de 9h às 14h.

Os 41 guarda-vidas que compõem o pelotão são facilmente identificados pelo seu uniforme: camiseta branca com a cruz vermelha, boné e sunga azul.

FONTE