2 de jan. de 2012

Incêndio no Chile devasta 12.560 hectares

Israelense acusado de iniciar fogo no parque de Torres del Paine negou sua responsabilidade no acidente;

O número de hectares destruídos no incêndio florestal no parque de Torres del Paine, na Patagônia chilena, aumentou a 12.560, segundo o boletim mais recente, ao mesmo tempo que o israelense acusado de iniciar o incêndio negou sua responsabilidade.

"De acordo com o boletim da Corporação Nacional Florestal (Conaf), o incêndio afetou um total de 12.560 hectares", disse o diretor do Centro Nacional de Emergências (Onemi), Vicente Núñez.

Leia Também:

Justiça chilena processa homem acusado de incêndio na Patagônia.
Chile pede ajuda internacional por incêndio.
Incêndio atinge parque da Patagônia chilena.


Três dos seis focos do incêndio que arrasou 12.560 hectares do Parque Nacional Torres del Paine continuam ativos, enquanto 550 brigadistas, entre eles argentinos e uruguaios, e cinco aeronaves tentam conter o incêndio, informou o governo chileno neste domingo. 

O parque incendiado fica em uma área declarada como Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Imagem área mostra fogo devastando o parque nacional 
de Torres del Paine,  na Patagônia chilena. Foto: AFP

Israelense nega ser o culpado

O israelense Rotem Singer negou que tenha causado o incêndio no Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, e afirmou que não prestou depoimento, apesar de as autoridades do Chile terem informado que o jovem "confessou" ser responsável pela origem do fogo que já destruiu 12.560 hectares.

"Não fui eu, me atribuíram esta responsabilidade", disse Singer, de 23 anos, em entrevista à emissora militar israelense Galei Tzahal.

Singer, que se encontra em liberdade restrita e teve seu passaporte retirado pelas autoridades chilenas para que não possa abandonar o país, disse que não entendeu os procedimentos do interrogatório. "Tive uma tradutora para o inglês, mas tudo evoluiu de uma forma como não entendi", argumentou.

O promotor chileno Juan Meléndez declarou que o jovem israelense "confessou que em uma ação involuntária queimou um pedaço de papel higiênico, o que produziu o incêndio", declarado desde terça-feira passada.

O fiscal também confirmou que Singer ficou em liberdade provisória e está proibido de abandonar o país durante três meses enquanto forem realizadas as investigações.