7 de jan. de 2012

Guarda-vidas pedem atenção na praia


Atenção à sinalização na faixa de areia e nos postos de guarda-vidas estão entre as recomendações do Corpo de Bombeiros para que as férias e os momentos de descanso à beira-mar sejam tranquilos. Neste ano, foi registrado apenas um caso de afogamento, na praia do Cardoso, em Laguna. Um rapaz foi socorrido por surfistas, já que naquela praia não há guarda-vidas.

“Como o mar agora está com águas mais claras e quentes, nos dias em que tem sol, a praia fica lotada e temos mais pessoas aproveitando para tomar banho. Por isso, algumas recomendações devem ser seguidas para evitar problemas. Uma delas é que as pessoas fiquem próximas aos locais onde há postos de guarda-vidas e evitem tomar banho em praias mais isoladas. Na região, temos várias praias que não têm postos, e sem postos não há guarda-vidas, o que torna o banho de mar arriscado. Qualquer problema que venha a ocorrer, o socorro pode demorar”, adverte o sargento do Corpo de Bombeiros, Sandro Luis Batista Soares.

No alto dos postos dos guarda-vidas sempre há bandeiras indicando as condições das águas. O sistema de sinalização utiliza as mesmas cores do sinal de trânsito: verde, liberado; amarelo, cuidado, e vermelho, perigo. “Além de observar qual é a cor da bandeira nos postos, os banhistas devem observar se há bandeiras fixas na beira-mar. Se tiver é porque estes pontos apresentam alto risco e é preferível banhar-se em outro local. A bandeira na beira-mar pode indicar uma saída de água ou buracos”, explica o sargento Soares.

A operação Verão do Corpo de Bombeiros na região de Laguna, que abrange do Farol de Santa Marta a Itapirubá Sul, conta com 34 guarda-vidas civis e sete militares. O jet-ski que auxilia no trabalho, tanto preventivo quanto de resgate, está na oficina. O equipamento precisa de uma peça de reposição que é importada e não chegou ainda. A expectativa é que ele entre em funcionamento já na próxima semana.