6 de jan. de 2012

Operação Veraneio dos Bombeiros registra 30 mortes por afogamento em SC

A Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros registra até esta quarta-feira 30 mortes por afogamento em Santa Catarina. A estatística contabiliza ocorrência em rios, praias, piscinas e lagoas. O caso mais recente aconteceu no fim de semana, quando dois irmãos morreram em Florianópolis.

A operação dos Bombeiros divide-se em três partes: pré-temporada (12/10 a 1/12), temporada (2/12 a 23/02) e pós-temporada (24/02 até o início de maio). Até agora, o mês que mais registrou mortes foi novembro (14), seguido de dezembro (10), janeiro (3) e outubro (3). A operação 2010/2011 teve 73 mortes em todo o período.

Na pré-temporada, a corporação começa a ativar os postos salva-vidas. Na temporada, todos os postos já estão em funcionamento. Na pós-temporada, incia-se o processo de desativação.

Como previnir incidentes

Nos dias de calor, a vontade é se jogar na água, mas quando se trata de mar, não pode ser bem assim. A ondulação intensa, o aumento repentino da profundidade da água e as chamadas correntes de retorno são só alguns dos fatores que comprovam: o mar exige atenção.

De acordo com o sargento Paulo Cesar Correia, que atuou no treinamento dos guarda-vidas civis de Florianópolis, 215 guarda-vidas civis e 38 bombeiros militares operam, desde o último sábado, nas praias neste verão da Capital.

Os bombeiros alertam que, além de contar com o apoio dos guarda-vidas, todos os banhistas devem ter cuidados essenciais.

O sargento Paulo Cesar pede para se optar pelas praias que tenham pontos de guarda-vidas, principalmente quem estiver com criança.

Os guarda-vidas podem socorrer em caso de emergência e prevenir. Trabalhamos muito com a prevenção, chamando atenção de quem está no fundo ou entra no mar quando está muito perigoso — conta.

Tanto as praias de "altas ondas" como as praias de poucas ondulações pedem por precauções. Não ir sem preparo para onde há mais profundidade e observar as bandeiras nas praias nos postos de guarda-vidas, indicando a condição do mar em toda a praia, são algumas delas.

Correntes de retorno

As bandeiras também podem ser colocadas em pontos específicos da praia, como um alerta para os locais com as correntes de retorno. Esses pontos são denunciados também por áreas de água mais escura no mar, pela concentração de espuma ou por uma meia-lua do mar na areia, o que indica o avanço da água.

Como explica o tenente, a corrente de retorno é a região onde a água volta para o mar. Esses pontos existem em todas as praias que têm onda e podem mudar de lugar no decorrer do dia, em função do vento. Nessas áreas, o banhista pode ser carregado para águas mais fundas.

Quem for levado por essa corrente deve nadar paralelamente à praia para sair dessa região, ou então ficar boiando e sinalizar por socorro, como recomenda a tenente Ivanka Kretzer. O tenente e piloto do helicóptero Arcanjo dos Bombeiros da Capital, Sandro Fonseca, reforça:

Nadar contra a corrente dificulta, é como nadar contra a correnteza de um rio. Já fiz resgate de nadadora medalhista que não conseguia sair da Galheta.

Socorro

O tenente Sandro destaca que, em casos de emergência, deve-se chamar os guarda-vidas ou entrar em contato com bombeiros pelo 193. Se não houver tempo, para socorrer um banhista que estiver se afogando, deve-se lançar algo que flutue, como uma prancha ou boia.

Para evitar essas situações de resgate, o tenente apela para os cuidados dos banhistas:

As pessoas têm que entender que o mar tem uma dinâmica diferente de rio, piscina, têm que entender os riscos das praias... diz.

Recomendações para tomar banho de mar, segundo os bombeiros

- a tendência é que o mar esteja mais calmo durante manhã
- dar preferência para pontos próximos aos postos de guarda-vidas
- respeitar as bandeiras. A vermelha indica que o mar está perigoso e não se deve entrar na água. A amarela sugere que se deve ter muito cuidado ao entrar na água e a verde que o mar está calmo, permitindo o banho com responsabilidade.
- evitar nadar sozinho ou em águas profundas
- em caso de dúvidas, falar com os guarda-vidas
- em emergências, procurar os postos de guarda-vidas e ligar para os bombeiros, no telefone 193

DIÁRIO CATARINENSE