11 de jan. de 2012

Plantão de Verão reforça atendimento a crianças perdidas na Praia do Forte

Uma parceria entre o Conselho Tutelar, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, o 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança tem levado tranqüilidade a muitas famílias que frequentam a Praia do Forte, em Cabo Frio. O projeto Plantão de Verão atende crianças perdidas e auxilia no reencontro com os pais.
O atendimento acontece diariamente – inclusive, nos feriados –, numa tenda montada ao lado do Posto de Guarda Vidas na Praia do Forte, com um conselheiro de plantão das 9h às 17h. A ação melhora o atendimento à criança que se perdeu dos pais e permite que os guarda-vidas dediquem total atenção aos salvamentos. O conselheiro ficará com um aparelho celular de plantão, disponível para acionar a viatura do Conselho Tutelar ou do Conselho Municipal dos Direitos da Criança.
– A ideia surgiu com a necessidade de dar atenção especial ao assunto. Foi uma sugestão do Comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Alexandre Santos Pinheiro, para aliviar o trabalho dos guarda-vidas, que antes dividiam a atenção entre as crianças e os salvamentos. Daí, implantamos esse projeto-piloto que vem servindo de modelo para outras cidades, inclusive na capital – informou o presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio, Fernando da Silva Leite.
O projeto atende, em média, a sete crianças todos os dias. Em datas comemorativas, esse número dispara. No período do Réveillon, por exemplo, cerca de 50 atendimentos foram realizados no último fim de semana de 2011.