7 de jan. de 2012

Bombeiros iniciam operação para inibir afogamentos

Operação Verão irá contar com 90 bombeiros, distribuídos pelo estado. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Praia de Búzios lidera número de ocorrências, seguida pela Praia do Meio. Foto: Bombeiros/Divulgação/D.A Press


Com a chegada do verão, o movimento nas praias potiguares é intenso. Mas, é preciso tomar cuidado para que a diversão não se transforme em transtorno. No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 124 ocorrências só no litoral da região metropolitana, que vai de Touros a Pipa. Desses casos, 11 resultaram em morte. Para inibir os problemas com afogamentos, o Corpo de Bombeiros prepara para este ano uma operação preventiva, que começa a partir de hoje. Além de aumentar o efetivo, a corporação alertará os veranistas sobre os cuidados que devem tomar para evitar problemas com afogamentos.

A praia mais perigosa do litoral potiguar é Búzios. No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 23 afogamentos no local. Em segundo lugar, vem a Praia do Meio, que teve 20 pessoas retiradas do mar pelos guarda vidas. Das 124 ocorrências registradas em 2011 na região metropolitana, 100 pessoas foram salvas de afogamentos e 11 morreram - em 13 dos casos se tratavam de outras emergências. A meta dos bombeiros é reduzir esses números.

Durante a Operação Verão, serão disponibilizados 90 guarda vidas ostensivos no litoral, barragens e açudes do Rio Grande do Norte. Desses, 60 ficarão na região metropolitana, 20 em Tibau do Norte, principal praia do Oeste Potiguar, e 10 em Caicó, principal cidade do Seridó. Os bombeiros também promoverão a "Campanha Praia Segura", que conta com a adesão da Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha Brasileira, SAMU, Sejuc, Emater, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Seel, entre outros órgãos públicos.

A ação será realizada hoje, amanhã e nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro de 2012, das 7 às 13 horas, em três atividades distintas, sendo elas: Blitz Educativas, Turista Legal e Criança a Vista. Na primeira ação, os bombeiros estarão em três bases fixas: uma no distrito de Pium, em Parnamirim; outra em Estivas, distrito de Extremoz; e a terceira na via de acesso ao município de Tibau do Norte. As blitzen abordarão veículos que estiverem se deslocando para o litoral. Esta ação contará com agentes da PRF, CPRE, SAMU, Cruz Vermelha, além dos bombeiros.

"As blitz desenvolvidas pela Campanha Praia Segura não terão o objetivo de multar e sim orientar os condutores quanto aos cuidados a serem tomados para evitar acidentes nas estradas e praias. Nesta ação, serão distribuídos 60 mil folders com dicas de prevenção. A meta inicial da campanha é abordar cerca de cinco mil carros através das blitzen educativas no estado", disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Na ação Turista Legal, uma equipe formada por bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha visitará hotéis, pousadas, restaurantes, rodoviária e aeroporto, para levar as informações preventivas aos turistas que vem passar o verão em no RN. Já a ação "Criança a Vista" prevê a distribuição de dez mil pulseiras de identificação para crianças e idosos, para garantir uma rápida localização deles em caso de perdas. As pulseiras trazem o nome da criança e do responsável e um telefone de contato. Ela foi feita com material resistente à água e de fácil fixação.

Dicas de segurança

- Não entre no mar se comer em demasia ou abusar do álcool;

- Redobre os cuidados com crianças e pessoas idosas;

- Evite banhar-se próximo a pedras;

- Evite expor-se ao Sol por muito tempo;

- Afaste-se das praias em caso de temporal ou raios;

- Use o colete abordo de embarcações;

- Se em perigo nas águas, evite debater-se, tente boiar ou nadar paralelo à praia;

- Evite banhos marítimos noturnos.

- Identifique suas crianças. Oriente-as sobre os riscos do mar.

- Não se afaste da margem;

- Não salte de locais elevados para dentro da água;

- Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, bóias, isopores, madeiras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas, ao invés da ação corpo a corpo;

- Não deixe crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável;

- Evite brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos "caldos";

- Tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias, o que levaria a quedas e cortes;

- Boias e coletes garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de afogamentos.

- Em caso de problemas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.