10 de jan. de 2012

Temporada já registra 30 afogamentos em águas doces e salgadas de Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros divulgou dados parciais da Operação Veraneio nesta segunda-feira (9). Seis pessoas já morreram em Florianóplis

 
Guarda-vidas nos Ingleses, Norte da Ilha, observa os banhistas

O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina) já registrou 30 mortes por afogamento em águas salgada e doce desde o começo da temporada de verão no Estado. Só na Capital, seis pessoas já morreram, quatro delas em praias que não tinham guarda-vidas. Na praia do Forte, no Norte da Ilha, duas crianças entraram para as estatísticas no primeiro dia de 2012. A praia não contava com guarda vidas até o último sábado (7), quando foi disponibilizado o serviço no local, que está sendo realizado por quatro profissionais, em sistema de revezamento.
No dia 27 de dezembro, uma turista também perdeu a vida na praia dos Ingleses. A praia, localizada também no Norte da Ilha, possui três postos de guarda-vidas espalhados pela areia. Segundo o guarda-vidas dos Ingleses, Felipe Gomes, os profissionais apostam na prevenção para diminuir o número de afogamentos. “Nós não saímos da beira da praia. Ficamos o tempo todo orientando os banhistas. Por isso, não tivemos muitas ocorrências graves e apenas uma morte”, justificou.
Ele contou que muitas pessoas não gostam de receber as advertências dos guarda-vidas. “Alguns não concordam e não atendem às orientações. Chamamos, conversamos e, às vezes, dá até discussão”, comentou. O importante é evitar os arrastamentos, de acordo com Gomes. Por isso, o guarda-vidas apita e abre os braços frequentemente para que turistas e moradores se afastem das áreas com bandeiras vermelhas.
Andreia Gonzalez, turista da Argentina, nadava com o filho Lorenzo, de cinco anos, próximo à bandeira vermelha e recebeu as orientações. “Eu acho muito bom isso. Às vezes, o mar puxa e a gente nem percebe. Eu me sinto mais segura com a presença deles aqui”, afirmou. Além das prevenções, Gomes disse que, neste ano, houve muitas crianças perdidas nas praias. “A maioria são argentinas”, complementou. O guarda-vidas também destacou as queimaduras por presença de águas vivas na praia. “Tivemos que encaminhar uma pessoa para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Canasvieiras hoje (ontem)”, relatou.

Número de salva-vidas será ampliado

Mesmo sem o atendimento em algumas praias, Santa Catarina ainda não registra efetivo completo de guarda-vidas e bombeiros atuando nesta temporada. Até ontem, 168 guarda-vidas militares e 852 guarda-vidas civis atenderam as 137 praias e balneários do Estado. Porém, até o fim da temporada, no dia 29 de fevereiro, serão contratados mais 348 guarda-vidas civis e 82 guarda-vidas militares, de acordo com o CBMSC.
Além disso, o órgão pretende empregar 751 bombeiros militares para trabalhar nas cidades litorâneas, como reforço durante a operação. No total, 2.201 homens e mulheres, entre guarda-vidas civis e militares e bombeiros militares, devem atuar até a pós-temporada, que termina no dia 2 de maio.

De 12 de outubro a 8 de janeiro

Santa Catarina

Afogamento seguido de morte, em água doce: 10 em locais sem guarda-vidas
Afogamento seguido de morte, em água salgada: 10 em praias sem guarda-vidas e 10 em praias com guarda-vidas
Afogamento com recuperação em água doce: 17
Afogamento com recuperação em água salgada: 65
Arrastamento em corrente de retorno: 1.261
Encontro de criança perdida na praia: 349
Resgate de embarcação à deriva: 12
Lesões/cortes: 74
Lesão produzida por água viva/caravelas: 349
Queimadura solar: 2
Insolação: 7
Prevenção a afogamento 475.554

Florianópolis

Afogamento seguido de morte em água salgada: 4 em praias sem guarda-vidas ou fora do horário de guarda-vidas, e 2 em praias com guarda-vidas
Afogamentos com recuperação: 22
Arrastamentos: 285
Lesões e atendimento de primeiros socorros: 54
Crianças perdidas: 186
Lesão por água viva: 21.450
Prevenções: 131.021

Dicas de prevenção

- Água no umbigo é sinal de perigo (evite banhar-se em áreas profundas e com correnteza)
- Procure praias, balneários, represas e parques aquáticos protegidos por serviço de guarda-vidas
- Dê atenção especial às crianças
- Identifique as crianças pequenas com pulseiras de identificação (elas são distribuídas gratuitamente nos postos de guarda-vidas)
- Não entre na água após alimentar-se ou ingerir bebidas alcoólicas
- Use sempre protetor solar
- Evite a exposição ao sol no horário das 11h às 16h
- Quando em embarcações, use sempre coletes salva-vidas
- Respeite as bandeiras de sinalização localizadas nos postos de salvamento:
Bandeira vermelha significa mar perigoso = não entre na água
Bandeira amarela significa mar ruim = muito cuidado ao entrar na água
Bandeira verde significa mar bom = divirta-se com responsabilidade
- Bandeiras vermelhas dispostas na faixa de areia das praias indicam locais perigosos onde você não deve entrar na água (normalmente locais com correntes de retorno)
- Nade longe de pedras, estacas ou píers