7 de jan. de 2012

Guarda vidas distribuem pulseiras para facilitar identificação de crianças perdidas na praia.


Pulseiras de identificação serão entregues aos pais ou responsáveis que estiverem nos principais pontos de banho do litoral de Fortaleza a partir deste sábado (7), por conta da Operação Férias realizada pelo Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) e pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza.
A orientação é de que as pulseiras sejam presas nos braços das crianças para facilitar a identificação caso elas se percam. Somente no último domingo (1º), 30 crianças se perderam nas praias da capital.
Foram produzidas cerca de 18 mil pulseiras onde poderão ser escritos os nomes das crianças e telefones para contato. Ela é produzida com material à prova d’água, oque possibilita o banho no mar ou nas lagoas.
Intensificado
A segurança aos banhistas, que também faz parte da Operação Férias, foi intensificada das 9h às 16h, sendo estendida até às 17h, nos finais de semana. Guarda-vidas atuam na Praia dos Luzeiros, Barra do Ceará, Carapebas, Náutico, Praia de Iracema e Ponta Mar.
As lagoas da Maraponga e do Opaia também contam com a presença dos guardas aos domingos e feriados, das 9h às 14h.
Números
Desde que o projeto foi implantado, houve uma redução de 10% nas ocorrências no ano passado em relação a 2010. Em 2011, 167 vítimas de afogamento foram resgatadas com vida.